Setecidades Titulo Transtornos
Cruzamentos geram
lentidão na Avenida
Guido Aliberti

Via de S.Caetano tem 6,5 quilômetros e atravessa corredores movimentados, como Goiás e Rua São Paulo

Por Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
21/05/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Sequência de cruzamentos prejudica a fluidez na Avenida Guido Aliberti, em São Caetano. A via, cuja extensão é de 6,5 quilômetros, fica localizada no extremo da área territorial do município, passando pelas divisas com Santo André, São Bernardo e Capital. No início da noite de ontem, a equipe do Diário demorou 25 minutos para percorrer o corredor.

Um dos piores pontos de lentidão é nas proximidades da Praça Mauá. Nos horários de pico, o tempo perdido para atravessar a rotatória, próxima ao bairro Rudge Ramos, em São Bernardo, chega a cinco minutos. A situação é agravada devido às características da pista: da praça até a Avenida Nelson Braido, a avenida tem apenas duas faixas de rolamento em cada sentido. De lá até a entrada para a Rua Baraldi, os motoristas têm faixa adicional à disposição. A via volta a ter duas faixas desse ponto até o fim da Guido Aliberti, no Complexo Viário Prefeito Luiz Tortorello, que dá acesso à Avenida dos Estados.

Também foi observada lentidão nos cruzamentos com a Rua São Paulo e Avenida Goiás, além da Estrada das Lágrimas e das avenidas Almirante Delamare e Presidente Wilson, que dão acesso ao bairro Heliópolis, na Zona Sul da Capital.

Em média, cada semáforo fica vermelho por 50 segundos para quem está na via. Ontem, o corredor apresentava ainda mais lentidão em razão de acidente ocorrido em frente ao ParkShopping São Caetano, que bloqueou uma faixa.

A Prefeitura informa que o ponto crítico da avenida fica nas proximidades da Praça Mauá. A administração diz ter ‘amenizado' o problema com sincronização semafórica feita em conjunto com a Prefeitura de São Bernardo. O Executivo aposta que, depois da inauguração da Linha 18-Bronze do Metrô, que passará por lá, o fluxo na via diminuirá. A previsão de abertura é para 2016.

Semanalmente, o Diário publica reportagens sobre pontos problemáticos no sistema viário de toda a região. Se você tem sugestões de locais, envie e-mail para setecidades@dgabc.com.br.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;