Esportes Titulo Copa Paulista
Emprestar ou não, eis
a questão do Tigre

Diretoria começará a definir agora os atletas
que serão mantidos para o torneio em julho

Por Thiago Postigo Silva
Do Diário do Grande ABC
17/05/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Fim de Campeonato Paulista e Copa do Brasil. Na quarta-feira, o primeiro semestre do São Bernardo acabou com a derrota (3 a 1) para o Criciúma, fora de casa, pela competição nacional, e a diretoria começa a planejar a segunda metade do ano, quando o time disputará a Copa Paulista, torneio menos importante, mas que formará a base do grupo para o Estadual 2014.

Os laterais Régis, Gleidson e Radar, o atacante Fernando Baiano, e os meias Kleber e Michael, com vínculos perto do fim, não devem renovar. Porém, os dirigentes estão preocupados com o futuro dos atletas que têm contrato mais longo, mas em condições de serem emprestados a equipes que estão em algum torneio nacional. Entre eles, estão o goleiro Wilson Júnior, o meia Bady, o volante Daniel Pereira, os zagueiros Luciano Castán e Fernando Lombardi e os atacantes Gil e Ricardinho.

O grande objetivo do clube é manter base sólida neste ano para o Estadual. Por outro lado, fica o desejo dos atletas de defender grande agremiação. O técnico Wagner Lopes, que também não decidiu seu futuro, mas está bem perto de permanecer, espera contar com todos os jogadores.

"A ideia é manter 70% dos atleta da Copa Paulista para o Estadual. Mas ainda temos que conversar com a diretoria para saber quais são as possibilidades", destacou o comandante. "Seria bom ter espinha dorsal porque fica mais fácil desenvolver. Quero ficar com os melhores, sem dúvida alguma."

Ele também ressaltou que os atletas precisam ter cuidado com as escolhas. "Imagine se um jogador sai daqui e vai para um time de Série A (do Brasileiro), mas que conta com 30 caras bons. Ele pode nem ser relacionado para o banco de reservas e até desanimar, voltando ao São Bernardo pior", explicou.

No entanto, Lopes recordou que será normal a saída de atletas. "O papel do São Bernardo também é de clube formador e estamos com talentos no nosso elenco. É natural jogadores jovens se destacarem aqui e depois procurarem algum time grande para dar continuidade na carreira", disse. A diretoria já havia afirmado que vai manter os principais atletas para a Copa Paulista.

Após retornarem ontem de Criciúma, os jogadores ganharam o restante do dia de folga e se reapresentam hoje à tarde. Provavelmente, os atletas que continuarem no São Bernardo devem receber alguns dias de folga antes de iniciar a preparação à Copa Paulista, que começa apenas em julho.

Goleiro Wilson Júnior cita exemplos de outros clubes

Um dos atletas com contrato mais longo com o São Bernardo, o goleiro Wilson Júnior ressaltou que seria benéfico ao clube se a diretoria mantivesse a base do grupo, e citou os exemplos de Botafogo e Penapolense no Campeonato Paulista. Ele tem oferta de um time de Série A do Brasileiro, mas preferiu não revelar a porque o negócio depende de outros fatores.

"Olha o Penapolense (chegou às quartas de final do Paulista). Manteve a base da Série A-2 e conseguiu realizar boa campanha no Estadual. O Botafogo contratou bastante, mas vários jogadores já haviam atuado com o técnico Marcelo Veiga. Isso também ajuda", destacou.

Ele ressaltou que o Tigre trouxe muitos jogadores, 17, mas defendeu a diretoria. "É muito complicado saber se os jogadores da Série A-2 dariam conta na Série A-1. É uma situação difícil", justificou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;