Sua Saúde Titulo
Coqueluche

Doença infecciosa aguda, transmitida pelo bacilo gram-negativo Bordetella pertussis, que compromete o aparelho respiratório

Por Leo Kahn
22/09/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


Doença infecciosa aguda, transmitida pelo bacilo gram-negativo Bordetella pertussis, que compromete o aparelho respiratório (traqueia e brônquios), se caracterizando por paroxismos de tosse seca e ocorre sob as formas endêmicas e epidêmicas.

Em aglomerados de pessoas a incidência da coqueluche pode ser maior na primavera e no verão, porém em populações dispersas nem sempre se observa essa sazonalidade.

Desde 1995, no Brasil, o número de casos anuais não excedeu 2.000, mantendo-se com coeficiente de incidência em torno de 1/100 mil habitantes. Em 2008, o número de casos confirmados foi de 1.344 casos/ano e o coeficiente de incidência foi de 0,71 /100 mil habitantes.

O grupo de menores de 1 ano concentra cerca de 50% do total de casos e apresenta o maior coeficiente de incidência. Isso se deve, provavelmente, à gravidade do quadro clínico nessa faixa etária, o que, por sua vez, leva à maior procura dos serviços de Saúde e de casos diagnosticados. 

A coqueluche ocorre em três fases sucessivas:

Catarral - com duração de uma a duas semanas; com manifestações respiratórias e sintomas leves (febre pouco intensa, mal-estar geral, coriza e tosse seca), seguidos pela instalação gradual de surtos de tosse, cada vez mais intensos e frequentes, até que passam a ocorrer as crises de tosses paroxísticas.

Paroxística - geralmente afebril ou com febre baixa. Em alguns casos, ocorrem vários picos de febre no decorrer do dia. Apresenta como manifestação típica os paroxismos de tosse seca, que se caracterizam por crise de tosse súbita incontrolável, rápida e curta. Durante esses acessos, o paciente não consegue inspirar, apresenta protrusão da língua, congestão facial e, eventualmente, cianose que pode ser seguida de apnéia e vômitos. A seguir, ocorre uma inspiração profunda através da glote estreitada, que pode dar origem ao som denominado de guincho, fase que dura de duas a seis semanas.

Convalescença - os paroxismos de tosse desaparecem e dão lugar a episódios de tosse comum. Essa fase persiste por duas a seis semanas e, em alguns casos, pode se prolongar por até três meses. Infecções respiratórias de outra natureza, que se instalam durante a convalescença da coqueluche, podem provocar o reaparecimento transitório dos paroxismos.

O diagnóstico específico é realizado através de cultura de material colhido de nasorofaringe, com o isolamento da B. pertussis. Essa coleta deve ser realizada antes do início da antibioticoterapia ou, no máximo, até três dias após seu início. Por isso, é importante procurar a unidade de Saúde ou entrar em contato com a coordenação da Vigilância Epidemiológica, na Secretaria de Saúde do município ou Estado.

Para auxiliar na confirmação ou descarte dos casos suspeitos, podem ser realizados os seguintes exames:

Leucograma - no período catarral, pode ocorrer uma linfocitose relativa e absoluta, geralmente acima de 10 mil linfócitos/mm3. Os leucócitos totais no final dessa fase atingem um valor, em geral, superior a 20 mil leucócitos/mm3. No período paroxístico, o número de leucócitos pode elevar-se para 30 mil ou 40 mil/mm3, associado a uma linfocitose de 60% a 80%. Nos lactentes e nos pacientes com quadro clínico mais leve, a linfocitose pode estar ausente.

Raios X de tórax - recomenda-se em menores de 4 anos, para auxiliar no diagnóstico diferencial e/ou presença de complicações. É característica a imagem de ‘coração borrado' ou ‘franjado', porque as bordas da imagem cardíaca não são nítidas, devido aos infiltrados pulmonares. 

SINAIS E SINTOMAS

Tosse paroxística,

Guincho,

Protrusão da língua,

Cianose,

Apnéia e vômitos pós-tosse. 

SAIBA MAIS:

O homem é o único reservatório natural.

A transmissão se dá ao falar, tossir ou espirrar.

Em casos raros, pode ocorrer a transmissão por objetos recentemente contaminados com secreções do doente, porém é pouco frequente, pela dificuldade de o agente sobreviver fora do hospedeiro.

Vacinação é o principal meio de controle. Crianças até 7 anos devem ser vacinadas contra a coqueluche.

O período de incubação ocorre em média, de cinco a dez dias, podendo variar de uma a três semanas e, raramente, até 42 dias.

Considera-se que o período de transmissão se estende de cinco dias após o contato com um doente (final do período de incubação) até três semanas após o início dos acessos de tosse típicos da doença (fase paroxística).

Em lactentes menores de seis meses, o período de transmissibilidade pode prolongar-se por até quatro a seis semanas após o início da tosse.

A maior transmissibilidade da doença ocorre na fase catarral.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;