Cultura & Lazer Titulo
Sites contam a história do teatro no Brasil
Do Diário OnLine
20/01/2003 | 14:29
Compartilhar notícia


O período em que a família real portuguesa fez do Brasil sua residência foi essencial para o desenvolvimento do teatro ‘tupiniquim’. Companhias estrangeiras vinham se apresentar para a Corte e estimulavam a criação de grupos nacionais. É em meio a esse ciclo que surge o teatro legitimamente brasileiro.

Essa história é contada no site Teatro (http://orbita.starmedia.com/chafik/Teatro/indice.htm), com uma riqueza muito maior de detalhes, é claro. No endereço, o internauta ainda pode conferir a seção que conta o surgimento do teatro no mundo. O link é interessante e narra passagens como a utilização desta arte em religiões como o budismo, por exemplo.

Para o internauta que gosta do assunto, outra página que merece visita é a Teatros do Brasil (http://www.ctac.gov.br/tdb/index.html). Mantido pelo governo federal, o site conta um pouco da história dos principais palcos nacionais. Não escapam da lista redutos como os municipais de São Paulo, Rio de Janeiro, Ouro Preto, Sabará e Pirenópolis.

Outras obras-primas arquitetônicas relacionadas na página são o Teatro São João, Sete de Setembro, Arthur de Azevedo, Santa Isabel, da Paz e Amazonas. A apresentação de todos os centros é igual. Traz importância histórica do palco e estilo arquitetônico em que foi inspirado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;