Cultura & Lazer Titulo Teatro
Embarque vida adentro

Trupe Sinhá Zózima, egressa da Fundação das Artes de São
Caetano, lança uma nova viagem teatral nos ônibus da Capital

Por Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
07/05/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


O itinerário corre o interior em ‘Dentro É Lugar Longe', que a Trupe Sinhá Zózima, egressa da Fundação das Artes de São Caetano, estreia hoje no Terminal Dom Pedro II, na Capital. A atração é gratuita. Os bilhetes para os 28 lugares do ônibus são distribuídos com uma hora de antecedência.

É a segunda viagem que o grupo faz a bordo de um ônibus. A pesquisa, que durou um ano, busca estabelecer um contato ainda mais profundo com os viajantes. Tanto que a partida do projeto cumpre uma viagem pela história dos próprios atores, que se ativeram à máxima de sair em busca de si próprios para conseguir uma relação mais franca com o outro. "Começamos a enxergar que existe no ônibus um encontro dessas histórias, que há a possibilidade de compartilhamento e troca cultural", conta o diretor Anderson Maurício.

Após a primeira experiência com teatro no ônibus, com a qual o grupo chegou até Portugal, além de ter feito mais de 350 apresentações pelo País, todos perceberam que o contato é diferente. A plateia acaba sentindo-se mais à vontade porque não está em um local para o qual deve se arrumar para ir, um local que dispensa formalidades e códigos de interação social desconhecidos. Por isso, a história do outro, nesse espaço, ganha um valor próprio. É saboreada de maneira diferente. E até compartilhada. "Os espectadores, que chamamos de passageiros, querem participar e interferir na história."

Para isso, no trabalho do grupo ecoam vozes diversas, situações enfrentadas entre a vida e a morte, com o ônibus encarado como se fosse a casa. E esta casa é uma ponte dos espaços do ser humano e de suas vivências. O enredo, não linear, escrito por Rudinei Borges em sua primeira incursão oficialmente dramatúrgica, investe no homem comum, suas saudades, o enfrentamento da vida, a luta contra a morte. Tudo de forma poética. E com a recompensa paga pelo sorriso alheio. "Às vezes as pessoas se lembram de histórias que não se davam mais conta. É como se conseguíssemos lhes devolver as suas histórias."

Dentro é Lugar Longe - Teatro. Até 12 de junho, ter. e 4ª, às 20h. No Terminal Parque Dom Pedro II - Avenida do Estado. Tel.: 96292-0447. Grátis.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;