Cultura & Lazer Titulo
Estúdio americano MGM celebra 80º aniversário
Por Do Diário OnLine
20/05/2004 | 15:41
Compartilhar notícia


O MGM (Metro-Goldwyn-Mayer), o famoso estúdio californiano de cinema, celebra nesta semana seu 80º aniversário, em meio às negociações de compra pela empresa japonesa Sony, numa transação estimada em US$ 5 bilhões.

A mais famosa "fábrica de sonhos" do mundo, dona de um impressionante catálogo de filmes consagrados com 200 prêmios Oscar e um leque de estrelas de prestígio como Judy Garland, Greta Garbo e Elizabeth Taylor, celebrará seu aniversário neste sábado com uma festa que promete ser excepcional.

Símbolo do cinema americano e mestre da comédia musical, o estúdio MGM nasceu em 1924 da fusão entre a Metro Picture Corporation (criada em 1915), a Goldwyn Picture Corporation (1917) e a Louis B. Mayer Pictures (1918). Em 1928, o estúdio tomou como lema Ars Gratia Artis (Arte pela arte) e como marca o leão "Leo".

O estúdio, que desde 1969 pertence ao multimilionário Kirk Kerkorian, 87 anos, atualmente se dedica à distribuição de filmes, além de séries de TV, música e produtos interativos.

Segundo especialistas, seu tesouro é sua filmoteca, com cerca de quatro mil títulos, entre os quais se destacam as séries James Bond e A Pantera Cor-de-rosa e clássicos como O Mágico de Oz, Casablanca, A Condessa descalça.

Greta Garbo, Joan Crawford, Clark Gable, Jean Harlow, Judy Garland, Mickey Rooney, Katharine Hepburn, James Stewart e Spencer Tracy foram alguns dos astros contratados da MGM.

No pós-guerra, época de ouro da comédia musical, a maioria dos grandes cantores e dançarinos se incorporaram ao estúdio, entre eles Fred Astaire, Gene Kelly, Frank Sinatra.

Mas nas décadas de 50 e 60, o MGM não escapou da crise que afetou os grandes estúdios. Em 1959, teve que vender sua rede de salas de exibição, embora tenha sobrevivido graças a sucessos como Ben-Hur, Doutor Jivago, as séries James Bond e A Pantera Cor-de-rosa e aos programas de TV que começou a produzir.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;