Política Titulo
A força do Grande ABC
Milton Bigucci
18/05/2011 | 07:01
Compartilhar notícia


Embora haja os agourentos de plantão e sempre haverá os céticos, também chamados de ‘coveiros', com relação à nossa região, o Grande ABC passa por momento ímpar. Vivencio e trabalho no Grande ABC há mais de 50 anos (desde 1960), desde o nascedouro e desenvolvimento da indústria automobilística, da época dos grandes conflitos de adaptação entre sindicatos de trabalhadores e empresas, das famosas greves, quando conheci meus amigos sindicalistas. Amadurecemos com essas experiências.

Eu era apenas um trabalhador da Mercedes-Benz. Durante os últimos 20 anos tive oportunidade de comparar o Grande ABC com as macrorregiões do interior do Estado de São Paulo. Como era vice-presidente do Interior do Secovi-SP e visitava constantemente as oito regionais, presenciei o crescimento de todas. Também como diretor da Fiesp, acompanhei esse desenvolvimento do interior do Estado.

O Grande ABC, em certas épocas, ficou para trás, foi ultrapassado. E hoje? Graças a trabalho sério dos prefeitos e políticos da região, com políticas públicas voltadas para a sociedade e das entidades privadas civis, voltamos a ser destaque. Cada um fazendo a sua parte. É lógico que ainda temos problemas. E muitos. A união entre poder público, empreendedores e trabalhadores é que faz o sucesso de uma região.

O Grande ABC assume o quarto lugar como polo consumidor no País e deve superar neste 2011 R$ 48 bilhões em gastos com aquisição de produtos e serviços, perdendo somente para as capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal, segundo a empresa IPC Marketing Editora, com dados do Ibope, IBGE e Ministério da Fazenda. Superamos Belo Horizonte, que passou para o quinto lugar. Os números do Grande ABC vão bem, com destaque para São Bernardo (+1,91%), embora no Brasil caímos de 2,03% para 1,96%.

Os grandes sonhos estão se realizando. Para quem mora de aluguel, a casa própria está mais próxima, com facilidades de compra, financiamento e prazos. Para viajar idem. Comprar carro também. O emprego continua em alta. É nítida a visão otimista da região. Esperamos que assim continue.

Parabéns Grande ABC, e que os agourentos de plantão ou pessimistas que nada de útil acrescem, repensem suas atitudes e ajudem a construir, dar emprego e empreender, ao invés de destruir. Vamos construir com mais amor.

 

Milton Bigucci é presidente da construtora MBigucci, presidente da Acigabc e diretor de construção civil da Fiesp.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;