Tecnologia Titulo
Como usar o WhatsApp para revisar matérias que caem no Enem
Da Redação, com assessoria
Do 33Giga
12/01/2021 | 12:18
Compartilhar notícia


O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ocorrerá nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 no formato tradicional. Já a versão digital será realizada em 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Por conta da pandemia de covid-19, no entanto, os cursinhos presenciais para revisão das matérias não aconteceram. Os vestibulandos, então, passaram a recorrer a ferramentas online para relembrar o conteúdo. Uma delas é o AprendiZap, um chatbot com materiais e exercícios gratuitos via WhatsApp. Ele foi desenvolvido pela Fundação 1Bi em parceria com o Descomplica, plataforma online de cursinho pré-vestibular.

Leia mais:
Vai prestar o Enem? Conheça 5 aplicativos para te ajudar na preparação para as provas
Grana apertada? Conheça sites que oferecem bolsas de estudo
Como o uso de gadgets pode ajudar nos estudos e no home office

Para utilizar o AprendiZap, basta o aluno enviar um “oi” para o número (11) 97450-6763 ou acessar este site. Em seguida, o bot manda as instruções diretamente pela conversa do WhatsApp e pergunta o ano do estudante, que deve optar pela opção Ensino Médio. Assim, ele receberá uma trilha de conteúdo focada na revisão e preparação para o Enem.

A curadoria da plataforma contempla os conteúdos que mais caem no exame, com vídeos, exercícios e mapas mentais divididos em quatro áreas (linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas), além de dicas para a redação. “Os materiais são organizados em pílulas de conhecimentos. As informações são concisas e dinâmicas, possibilitando que os estudantes acessem conteúdos de qualidade pelo WhatsApp – o que torna o processo de aprendizagem ainda mais próximo de seu cotidiano”, aponta Bianca Dantas, professora de geografia e analista de conteúdos do AprendiZap.

Vale destacar também que a ferramenta é acessível para os planos mais básicos de internet. “Os alunos não precisam carregar sites pesados, que nem sempre abrem e podem demandar uma internet que o estudante não tem. Basta utilizar o WhatsApp. A plataforma é fácil de usar e totalmente gratuita”, afirma Débora Nunes, analista de produtos da Fundação 1Bi e responsável pelo AprendiZap.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;