Economia Titulo
Cresce número de paulistanos que temem efeitos da crise
Por Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
20/11/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


A crise financeira mundial já assombra a casa dos paulistanos. Uma pesquisa divulgada pela Fecomercio (Federação do Comércio do Estado de São Paulo) ontem apontou que a percepção dos paulistanos em relação à crise teve um aumento de 8 pontos percentuais, passando de 81% para 89%, de acordo com os dados obtidos na segunda coleta feita no dia 31 de outubro.

Segundo o estudo feito com 1.116 paulistanos, a percepção de que a crise vai afetar de alguma maneira a situação econômica do Brasil subiu de 67% para 75% e a percepção de que afeta as condições financeiras de sua família permaneceu estável em torno de 14%. Porém, as pessoas acreditam que a crise afetará primeiro a economia nacional e em seguida suas condições financeiras.

A pesquisa mostra ainda que o medo de perder o emprego em função da crise, subiu de 38% para 43% e o medo da inflação caiu 5 pontos percentuais indo para 31%.

ANÁLISE - Assim como os paulistanos, os moradores do Grande ABC já sentem os reflexos da crise. Segundo o economista Moisés Paes dos Santos, do Observatório Econômico da prefeitura de Santo André, a queda no volume de crédito oferecido e nas contratações são os principais motivos que está deixando os consumidores em alerta.

"Até porque, quem atua, principalmente, no setor de comércio, indústria e serviços já se conscientizou que a crise já está no País. É só olhar para as montadoras e autopeças instaladas na região, por exemplo", explica.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;