Economia Titulo
Briga na Vale do Rio Doce é divulgada em Londres
Por Do Diário do Grande ABC
30/05/2000 | 10:51
Compartilhar notícia


A batalha pelo controle da Companhia Vale do Rio Doce (CRVD), a maior produtora mundial de minério de ferro, deve esquentar nesta semana pois os acionistas estao ameaçando entrar na Justiça para expulsar o presidente da empresa, Benjamin Steinbruch, informou hoje o jornal britânico Financial Times. Os principais acionistas alegam que a participaçao acionária de Steinbruch em outras empresas atrapalham o crescimento da CRVD. "Ele perdeu a credibilidade com a direçao da empresa", disse uma pessoa envolvida na disputa entrevistada pelo FT.

Na semana passada, Steinbruch vetou uma manobra do conselho de diretores que visava a sua demissao. "Os dois lados estao agora avaliando uma açao na Justiça, mas eu nao acho que ele vai sobreviver a essa disputa", disse uma fonte ao FT.

Steinbruch havia concordado com que a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), que ele controla, se retirasse da Vale do Rio Doce como parte de um acordo para encerrar uma complexa rede de participaçoes acionárias cruzadas entre as duas empresas.

Segundo analistas, a recusa de Steinbruch de deixar a empresa é motivada pelo preço que ele quer obter pela participaçao da CSN junto ao Bradesco ao fundo de investimentos Previ. Os dois sao os principais acionistas da CVRD. Em troca pela venda das açoes de Steinbruch na CRVD, Bradesco e Previ venderiam suas participaçoes na CSN.

Esse último confronto acontece após repetidas colisoes entre Steinbruch e os demais acionistas sobre a elaboraçao da estratégia básica da CRVD. Segundo analistas ouvidospelo FT, a saída de Steinbruch e a retirada da CSN significaria uma melhora para o gerenciamento da empresa no curto prazo. Mesmo assim, os críticos dizem que a perspectiva de dois fundos de investimentos administrarem a empresa gera outras preocupaçoes para o futuro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;