Setecidades Titulo
Mário Covas realiza primeiro transplante de córnea
Do Diário do Grande ABC
18/01/2011 | 07:12
Compartilhar notícia


O Grande ABC volta a realizar transplante de córnea, por meio da disciplina de Oftalmologia da Faculdade de Medicina do ABC.

O primeiro transplante, após 2003, acontece amanhã no Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André.

A previsão é fazer inicialmente dois transplantes por semana e, em breve, retomar as quatro cirurgias realizadas pela disciplina de Oftalmologia da Faculdade de Medicina do ABC, em 2003.

O serviço no Centro Hospitalar Municipal de Santo André foi interrompido, em 2003, para recredenciamento pelo Ministério da Saúde de todos os Bancos de Olhos do País.

Como hospital estadual, o Mário Covas está vinculado à Central de Transplantes da Secretaria Estadual de Saúde, que desde 2000 passou a gerenciar a distribuição de tecidos e a inscrição de candidatos.

A doação de olhos, assim como os demais órgãos, precisa ser autorizada pela pessoa antes de morrer. Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, a lista de pacientes aguardando por transplante tem caído por conta da captação. Desde 2000, os transplantes passaram de 1.245 para 5.700, no ano passado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;