Internacional Titulo
Bomba norte-coreana é cinco vezes mais forte que a de 2006
Da AFP
28/05/2009 | 00:17
Compartilhar notícia


A bomba atômica detonada esta semana pela Coreia do Norte foi cinco vezes mais forte que o artefato testado em 2006, informaram nesta quarta-feira sismólogos americanos.

Os pesquisadores do Observatório da Terra de Lamont-Doherty, que basearam suas conclusões em dados obtidos de várias estações sísmicas, incluindo na China, revelaram que "este segundo teste apresentou uma potência significativamente maior" que a registrada em 2006.

A explosão desta semana provocou um tremor equivalente a um terremoto de entre 4,5 e 4,7 graus, segundo a Universidade de Columbia.

A mesma Universidade avaliou a explosão norte-coreana de 2006 sendo inferior a um quiloton, ou mil toneladas de TNT.

As bombas nucleares das grandes potências têm atualmente cerca de 50 megatons, sendo 4 mil vezes mais potentes que o artefato de 13 quilotons lançado pelos Estados Unidos contra Hiroshima, em 1945.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;