Setecidades Titulo Ameaça
Foco de aranha venenosa amedronta moradores

Terreno particular abandonado está infestado em S.Bernardo

Por Maíra Sanches
09/11/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


O problema se arrasta há pelo menos cinco anos, mas nunca esteve tão grave. Moradores do Condomínio Regalo, localizado à Rua Aparecida, no Baeta Neves, em São Bernardo, estão assustados com a invasão de aranhas marrons, do gênero Loxosceles, que criaram habitat no terreno ao lado dos prédios.

A área é particular e está em estado de abandono desde que o dono deixou o local, em 2006. No espaço há pequena casa, que está fechada desde então. O condomínio vizinho tem três blocos de quatro andares e abriga famílias em 56 apartamentos.

Ontem, a equipe do Diário teve acesso ao terreno e constatou a situação preocupante da área. Mato alto, entulho, madeiras, telhas, vidros, pedaços de plástico e ferro, tijolos antigos e garrafas PET. É o ambiente propício para procriação da espécie. Entre cerca de dez telhas antigas foram localizadas pelo menos cinco pequenas aranhas.

Moradores temem que a situação se agrave no verão e que outros bichos possam surgir, como escorpião. "Já vi uma aranha subindo pelo corrimão e na semana passada apareceram duas dentro de casa. Tento mantê-la limpa e passo veneno no chão depois de limpar. Não sabemos mais o que fazer", disse uma das moradoras, que preferiu não se identificar. Ela tem dois filhos pequenos.

"Vamos esperar até quando? Tem de limpar logo. Meu neto vive brincando no quintal", completou a vizinha do terreno, a pensionista Odila Aparecida, 60 anos.

A equipe do Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura esteve no local para coleta de espécimes na semana passada e enviou ao Instituto Butantan, na Capital. Segundo a classificação do instituto, a aranha pode ser responsável por acidentes graves. A Prefeitura informou que o CCZ localizou a filha do proprietário do imóvel, que encontra-se hospitalizado, lavrou auto de infração e fez a intimação para providências urgentes.

Como medida de prevenção emergencial, a Prefeitura informou que equipes do CCZ voltarão ao local para realização de ação de bloqueio. Segundo moradores, o proprietário do terreno foi multado duas vezes por conta do problema. A Prefeitura não confirmou a informação.

Picada pode levar até adultos à morte

As aranhas marrons são pequenas e aparentemente inofensivas. Diferentemente do que a maioria das pessoas pensa, os aracnídeos maiores e peludos não possuem veneno tão agressivo quanto às do gênero Loxosceles. Uma picada em crianças ou até adultos debilitados pode, em casos mais raros, provocar a morte.

Após a picada os sintomas causados pela infecção são febre, calafrios, inchaço e edema local vísivel. As informações são do biólogo Guilherme Domenichelli . Para ele, a erradicação do foco deve começar com processo de limpeza eficaz no terreno. "Primeiro tem de ser tirado todo o lixo, capinar o mato e liberar toda a área. Esse é o ambiente propício para criar infestação. Não aconselho usar veneno porque poderá matar outros bichos e insetos. Com a própria limpeza será possível saber se elas serão exterminadas no próprio local", aconselhou.

Segundo o biólogo, esse tipo de aranha é mais comum de aparecer nas regiões Sul e Sudeste e não tão frequente na Amazônia. No Brasil, é o tipo de aranha que tem veneno mais forte entre as outras espécies.

Trata-se da menor aranha entre as mais perigosas e mede de sete a 12 milímetros. Elas gostam de se alojar em locais escuros, como armários, roupas e sapatos velhos. Geralmente atacam quando pressionadas pela roupa ou pela própria pele. "Elas se sentem ameaçadas", completou o biólogo.

As picadas atingem de forma mais predominante os ombros, braços e antebraços. A recomendação para quem for picado é procurar ajuda médica imediatamente para tomar o soro antiaracnídeo, que combate seu efeito.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;