Automóveis Titulo Serviço
Cuidado com os pneus

.

Por Alexandre Calisto
Especial para o Diário
09/11/2011 | 07:00
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


Os pneus para motocicletas duram em média cinco anos. Mas ao longo desse tempo, é necessário realizar manutenções para garantir a segurança e a boa dirigibilidade.

 

O pneu é a única forma de contato entre a máquina e o solo. Por isso, é importante inspecionar regularmente o componente, os aros e ajustar a pressão a cada 1.000 quilômetros rodados. Segundo o piloto de testes da Pirelli Caetano Giraldi, mantê-los em condições de uso é imprescindível para a segurança na hora de pilotar. "Diferente de outros veículos, o motociclista está mais exposto. Não há nenhuma carroceria para protegê-lo", comenta. Por isso, o especialista lembra que, ao usar pneus desgastados, são afetados outros sistemas, como o de frenagem e a estabilidade.

Ao revisar os pneus, o motociclista deve levar em conta a profundidade dos sulcos, aqueles vãos por onde escoa água, sendo o limite mínimo de 1,5 milímetro. A partir daí, o condutor saberá se necessita ou não trocar o componente. Também que é possível perceber por meio dessa averiguação se há desalinhamento nas rodas.

A manutenção feita de forma errada também pode provocar situações inesperadas. De acordo com o engenheiro mecânico da Honda Alfredo Guedes, o erro mais comum entre os motociclistas é calibrar os pneus com a pressão incorreta, o que acarreta diversos problemas. "Quando utilizado com um valor incorreto, o pneu pode sofrer desgaste anormal, deslizar e sair dos aros, e assim, danificar a válvula da câmera de ar, podendo causar acidentes."

Para o engenheiro mecânico Rubens Venosa, assim como o carro, a moto não deve ultrapassar o limite de pressão e nem ser inferior ao indicado. "Se o pneu está cheio demais, há perda de aderência. Se o pneu está abaixo do limite, é provavel que falte aderência e ainda tenha consumo elevado de combustível, além de comprometer o sistema de frenagem".

Os especialistas recomendam que o proprietário procure uma oficina de confiança para realizar a troca dos pneus com ferramentas específicas. Ao escolher um novo pneu, é recomendável comprar o original em grandes redes ou em lugares confiáveis, como em lojas autorizadas.

 

Cada tipo de acordo com a necessidade

 

Cada pneu é utilizado de acordo com a necessidade. Seja em vias urbanas ou nas rodovias, há pneus específicos para cada situação.

Além da diferença estética, os pneus também possuem funções específicas, como facilicar a manobra de baixa velocidade, proporcionar conforto e até oferecer melhor frenagem.

O piloto de testes da Pirelli Caetano Giraldi explica que as diferenças são mais visíveis nos pneus de corrida e de viagem. "Para as grandes distâncias, quando são usadas motocicletas mais pesadas, com grande potência do motor e com peso maior, contando com o piloto, passageiro e bagagem , o pneu possui estrutura mais bem preparada, com rendimento quilométrico maior."

Já em máquinas de competição, há como exemplo o Diablo Rosso 2, da Pirelli, usado em corridas, pois garante maior aderência e segurança nas curvas. É utilizado em motocicletas de alta cilindrada. Além disso, ele lembra que não deve ser usado pneu maior ou menor do que o indicado pelo fabricante na hora de trocar. "Use os pneus de acordo com o indicada no manual do usuário.

O especialista alerta que o uso correto dos pneus reflete no comportamento da motocicleta, principalmente na manobrabilidade e estabilidade. "Se usado incorretamente, com toda certeza isso afetará a segurança do motociclista."

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;