Memória Titulo
O primeiro museu de Santo André
Ademir Medici
20/10/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 Um trabalho acadêmico sobre o Cemitério da Saudade, na Vila Assunção, em Santo André, feito com os rigores da universidade, mas que leva uma carga muito grande da mais pura e legítima memória pessoal. É a monografia que nos oferece o professor José Mario Moreira Junior, o Júnior Moreira, convidado desta semana do programa Memória na TV, do Diário. Assistam. É só entrar no DOL (Diário On-Line) acessando www.dgabc.com.br .

Professor Júnior Moreira explica:

O meu desafio pessoal é trazer essa memória do cemitério para a sala de aula, despertando o interesse do aluno para a história macro a partir do micro.

Dentro do cemitério você tem o aspecto da mudança, que é temporal, a arte tumular – que não é mais a tendência – e o desafio de motivar para o espaço artístico e emocional, de fé.

E Júnior Moreira cita o Cemitério da Consolação, em São Paulo, definindo-o como um museu a céu aberto, onde estão presidentes, industriais como o Conde Matarazzo, artistas...

LAVAR TÚMULO

Da Consolação para a Vila Assunção, Junior Moreira foi identificando os jazigos dos Flaquer, do prefeito Celso Daniel, da menina-santa Vanilda, do aviador Natalino Carife, do escravo Januário, do palhaço Estrimilique, do padre Capra.

Durante a gravação do programa discutimos a possibilidade de realizar incursões programadas ao Cemitério da Saudade, como as que são feitas em outros cemitérios, inclusive no de Vila Euclides, em São Bernardo, neste caso sob orientação do professor João Paulo de Oliveira.

Deixando de lado o aspecto acadêmico da sua monografia, professor Junior Moreira cita as mulheres motivadoras da sua vida, as avós Dalila e Ciça, a mãe Ione, agora avó de Gabriela.

“Com a avó Ciça eu ia lavar o túmulo da família e ter o meu primeiro contato com a arte tumular e observar, menino, que ali estava sepultada a professora Hermínia Lopes Lobo, que tem uma escola com o seu nome perto do cemitério, e onde estudei.”

A monografia do Cemitério da Saudade, trabalho didático e ilustrativo, possui cópias para consultas no Museu de Santo André Octaviano Gaiarsa e no laboratório do curso de História da Fundação Santo André, a Fafil, onde o professor Júnior se formou. Maiores detalhes, repetimos, é só entrar no DGABC TV.

ILUSTRAÇÕES

Visitamos o Cemitério da Saudade em 18 de dezembro de 2012, na companhia do sindicalista Paulo Lage e do fotógrafo Dino Santos, que nos legou fotos belíssimas.

Lage queria conhecer o túmulo do operário Constante Castellani, assassinado em 1919 durante uma manifestação em Santo André. Vimos mais, nas imagens perpetuadas e que ajudam a fazer a Memória de hoje.

São Caetano

Em plena Semana dos Autonomistas de São Caetano, já temos a lista dos 69 moradores a serem agraciados com a Medalha dos Autonomistas. Gente boa se reunirá na Câmara de São Caetano, sábado próximo, a partir das 10h. Obrigado, Humberto Pastore, pela listagem. De nossa parte, manteremos a surpresa para a festa da cidadania que se aproxima. Emoções rolarão.

Diário há 30 anos

Terça-feira, 20 de outubro de 1987 – ano 30, edição 6577

Manchete – Bolsas sofrem nova queda recorde

Literatura – O jornalista e professor Aleksandar Jovanovic lança um livro hoje clássico: Descubra a Linguistica. O lançamento deu-se durante a 8ª Feira do Livro, em Santo André.

Aleks, amigo querido, fez história no Diário. Grandes reportagens. Ótimas edições políticas. Um material que renderia um ótimo livro do hoje professor universitário de sucesso.

Futebol – Estreando em Uberaba pelo Módulo Azul do Campeonato Brasileiro, o Santo André é derrotado por 1 a 0 diante dos locais.

Em 20 de outubro de...

1917 – O prefeito Saladino Cardoso Franco, que acumulava o cargo de presidente da Junta de Alistamento Militar do Município de São Bernardo, recebe telegrama do general Luis Barbado cumprimentando-o pelo resultado dos trabalhos da referida Junta.

A guerra. Do noticiário do Estadão: a Holanda sem carvão.

1952 – Criada a Biblioteca Municipal de Santo André, instalada em 1954 e que leva o nome da escritora Nair Lacerda.

1972 – Justiça do Trabalho de Santo André inaugura novas instalações.

Hoje

Dia Nacional da Poesia

Dia Internacional do Controlador do Tráfego Aéreo

Dia Mundial de Combate à Osteoporose

Dia do Arquivista

Dia do Poeta

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 20 de outubro:

Em São Paulo, Itápolis, Ribeira, Nova Guataporanga e Tarumã

Em Goiás, Abadiânia, Fazenda Nova e Santa Helena de Goiás

Na Bahia, Amélia Rodrigues, Conceição do Jacuípe, Teodoro Sampaio e Terra Nova

No Piauí, Eliseu Martins

No Rio Grande do Norte, Florânia

No Pará, Nova Ipixuna

Em Minas Gerais, Paracatu

Fonte: IBGE

Santos do Dia

Santa Maria Bertilla Boscardi

Artêmio

Contardo Ferrini

Iria ou Irene




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;