Setecidades Titulo Saúde
São Caetano inaugura centro de endoscopia 24 horas

Equipamento terá capacidade para realizar 650 exames mensais no Hospital Márcia Braido

Por Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
18/05/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


 A Prefeitura de São Caetano inaugurou na tarde de ontem o Centro de Endoscopia Odair Manzini, no Hospital Infantil e Maternidade Márcia Braido. A expectativa é que sejam realizados 650 exames mensais no local, o qual funcionará 24 horas e, conforme a Prefeitura, é um dos mais modernos equipamentos na área do Estado.

Segundo o prefeito José Auricchio Júnior (PSDB), o principal ganho é a qualidade do serviço. “Para a população representa mais conforto e segurança, diagnóstico mais rapidamente e mais agilidade, porque são 24 horas por dia fazendo exames de endoscopia, nos sete dias da semana.”

A primeira endoscopia foi realizada pelo próprio chefe do Executivo, que é médico com residência em endoscopia e cirurgia do aparelho digestivo. Além do exame, o centro também realiza colonoscopia, endoscopia digestiva alta, pediátrica, broncoscopia e CPRE (Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica). “Diria que no Brasil são pouquíssimos lugares que oferecem endoscopia bariátrica para tratar a obesidade mórbida”, disse.

A obra, iniciada neste ano, teve duração de cerca de 60 dias e investimento em torno de R$ 600 mil, incluindo a reforma, equipamentos e materiais descartáveis utilizados nos procedimentos. O corpo técnico da disciplina de Cirurgia de Aparelho Digestivo da FMABC (Faculdade de Medicina do ABC) vai atuar no local.

O espaço, que funciona no primeiro andar do hospital, estava com entulho em área debilitada do prédio, conforme explicou a secretária de Saúde Regina Maura Zetone.

Ela destacou que o novo centro pode salvar vidas em situações de emergência. “Criança que engole moedinha, você faz endoscopia e retira. Pessoas que ficam com obstrução nas vias biliares ou pacientes que vomitam sangue porque têm varizes de esôfago, você entra com o exame e faz demais procedimentos para resolver o problema”, afirmou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;