Nacional Titulo
Osteoartrite afeta pessoas acima de 60 anos
18/05/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


A osteoartrite, ou artrose, é a doença reumática mais comum no Brasil e que afeta pessoas acima de 60 anos. A incidência nessa faixa de idade é devido as diversas alterações anatômicas que ocorrem no corpo a medida que os anos vão passando e aos desgastes das articulações, que são as estruturas responsáveis pelos movimentos.

Nas articulações, os ossos não tocam diretamente um no outro. Eles são revestidos por uma cartilagem que evita o atrito. A destruição desse dessa cartilagem é o que caracteriza a osteoartrite, uma doença crônica. Pessoas com excesso de peso e histórico da doença na família são mais suscetíveis a desenvolver o problema.

Atletas que praticam esportes de impacto e aqueles que sofreram traumas nas articulações também são mais propensos a sofrer da doença.

Quando a osteoartrite é descoberta precocemente, a terapia preventiva ajuda a minimizar os sintomas e impede a sua progressão.

O tratamento inclui analgésicos e anti-inflamatórios para alívio sintomático. O controle da dor é um ponto fundamental para o paciente, pois ela pode se tornar incapacitante, vindo a exigir o uso de cirurgia para colocação de próteses no joelho.

Por Yasmin Barcellos




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;