Internacional Titulo
Bush garante pôr fim no programa nuclear iraniano
Por Da AFP
26/09/2004 | 16:47
Compartilhar notícia


O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, garantiu que "todas as opções estão disponíveis" para assegurar o fim do programa nuclear iraniano, e afirmou que Washington jamais aceitará um Irã como potência nuclear.

"Espero poder resolver isto da maneira diplomática (...) Vamos tentar a diplomacia primeiro, mas é claro que todas as opções estão disponíveis, em qualquer situação", disse Bush em uma entrevista ao canal Fox News divulgada neste domingo.

A administração Bush garante que o Irã, rico em petróleo, não precisa de um programa nuclear civil para conseguir energia e acusa Teerã de tentar obter armas nucleares.

Perguntado se os Estados Unidos aceitariam um Irã com armas nucleares, Bush afirmou: "Não, já disse isto claramente, nossa posição é que eles não terão arma nuclear".

Na sexta-feira passada, em Nova York, o Irã defendeu na ONU seu direito a desenvolver um programa nuclear civil e prometeu convencer a comunidade internacional de seus objetivos pacíficos nesta área.

"Insistimos sobre nosso direito à tecnologia para fins pacíficos. Não poupamos e nem pouparemos esforços para dar garantias sobre o caráter pacífico de nossas intenções", declarou o ministro iraniano das Relações Exteriores, Khamal Kharazzi, na Assembléia-Geral das Nações Unidas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;