Cultura & Lazer Titulo
Comunidade negra do Campanário estréia no Vladimir Herzog
Do Diário OnLine
07/05/2003 | 08:31
Compartilhar notícia


O grupo de dança da Comunidade Negra do Campanário, Diadema, apresenta no próximo dia 13, no Centro Cultural Vladimir Herzog, o espetáculo Pérola Negra, que utiliza as danças afro e contemporânea. A apresentação, que tem início às 19h30, também comemora o Dia Nacional de Combate ao Racismo, lembrado no dia 13.

Quarenta integrantes do grupo contam, por meio da dança, como os escravos chegaram ao Brasil. Durante a viagem da África até aqui, em navios negreiros, eles ficavam muito doentes e morriam. Alguns, ainda enfermos, eram jogados no mar, e, segundo a lenda, se transformavam em Orixás, ou seja, em pérolas negras.

O espetáculo, de autoria de Juradir de Souza, tem trilha sonora formada por músicas de Jorge Aragão, Gal Costa e Dorival Caymmi. Essa é a quarta peça montada pela comunidade do Campanário. As outras são Encontros de Dança (2000); Obi, a Semente que Fala (2001) e Gangazumba (2002)

No dia 17, Pérola Negra será apresentada no Centro Cultural Heleny Guariba, às 18h, e no dia 30 no Centro Cultural Nogueira, às 19h30. Todos os espetáculos são gratuitos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;