Política Titulo
Alex diz que Dib pode ser vice na chapa
Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
09/05/2011 | 07:17
Compartilhar notícia


Em meio às especulações sobre as tratativas para a dobrada entre PPS e PSDB ao pleito de 2012 em São Bernardo, o cabeça da chapa majoritária contrária à reeleição do prefeito Luiz Marinho permanece uma incógnita. Porém, o que segue sendo articulado é a dupla de deputados William Dib (federal) e Alex Manente (estadual) como integrantes da composição, deixando o tucano Orlando Morando em segundo plano.

De acordo com Alex, é impossível a alternativa de aceitar a condição de vice, independentemente de quem seja o nome que figure no cenário eleitoral. "Não vou ser vice. Não quis em 2008 e nem serei no ano que vem. Seria sem sentido acatar outra definição, já que o PPS tem mantido sua independência e quer prosseguir com a estratégia de fortalecimento." Alex lançou candidatura no último pleito municipal, ficando na terceira posição. No segundo turno se tornou o fiel da balança referendando apoio a Marinho, que acabou se consagrando vitorioso contra Morando.

O deputado estadual descarta o posto caso seja proposto, mas não a adesão do PSDB à sua campanha. "O Dib, que possui grande liderança no tucano (e já comandou a cidade por dois mandatos), é quem disse que seria meu vice. Ele tem dito isso por várias vezes e recentemente, em nosso último encontro, sugeriu novamente esse posicionamento."

A primeira reunião no ninho tucano de São Bernardo com a formação da recém-eleita executiva municipal, comandada pelo vereador Admir Ferro, deve ser movimentado nesta semana para tratar internamente do tema sucessão. Cogita-se colocar na pauta de discussões a pré-candidatura do PSDB, além da aliança com o PPS. A união, contudo, pode esbarrar em decorrência das investidas petistas, que veem com receio a parceria adversária e, por isso, tentam trazer Alex para o lado governista.

Além de Dib, Orlando e Ferro estão na lista de pleiteantes tucanos que disputarão a preferência interna, porém sem levantar chance de prévia interna. A aspiração do vereador, no entanto, seria o contrabalanço para dar musculatura posterior ao nome do deputado federal com quem possui maior proximidade política, inclusive sendo secretário de Educação e Cultura da gestão Dib. Nos corredores do PSDB é corrente que o clima entre Dib e Morando continua de animosidade.

Excluído das articulações, Morando disse que prefere ficar de fora do tema eleitoral. Para ele, a discussão só será processada a partir do ano que vem. "Mantenho a coerência de não me antecipar a campanha. Por isso não falo sobre o assunto. Não vou sair do PSDB, seja qual for a decisão."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;