Política Titulo
Governo de Dutra começa com auditagem de privatizaçoes
Do Diário do Grande ABC
01/01/1999 | 15:53
Compartilhar notícia


O governador gaúcho, Olívio Dutra (PT), anunciou nesta sexta que deverao ter início imediatamente, com suas conclusoes firmadas até o próximo dia 20, as principais auditorias a serem realizadas sobre os processos de privatizaçoes realizados pelo seu antecessor, Antônio Britto (PMDB), a situaçao financeira do estado e outras questoes básicas da administraçao pública estadual.

``Essa auditagem será uma demonstraçao de responsabilidade do que se recebeu. Vamos manter o ato jurídico perfeito e socialmente justo. Mas um prédio, por exemplo, que custou muito mais do que seu valor terá seu contrato questionado e quem fez isso será chamado à responsabilidade penal: se houve efetivamente o uso indevido do dinheiro público. Mas tudo isso acontecerá de forma simultânea porque nós vamos começar a governar imediatamente, e a as auditorias nao irao prejudicar seu funcionamento', disse o novo governador gaúcho.

As auditorias das privatizaçoes, por exemplo, vao incluir as análises da abertura inicial de capital e depois da privatizaçao total da Companhia Riograndense de TelecomunicaçoesIes (CRT), hoje sob controle acionário da Telefonica de Espanha e do grupo gaúcho RBS. Na área de energia elétrica, a auditagem abrangerá o fracionamento da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) e a venda de duas distribuidoras à iniciativa privada, às empresas RGE e AES Sul.

Participaçao no Orçamento - Ao mencionar a implantaçao do orçamento participativo como uma das prioridades do seu governo, Olívio Dutra tranqüilizou os deputados da Assembléia, já que alguns estao preocupados em se tornar apenas homologadores de projetos-de-lei encaminhados pelas 22 regioes dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento e bases eleitorais.

``O Orçamento Participativo, como define o nome, é basicamente participaçao. Os deputados terao todo o espaço possível, desde os seus primeiros passos. Os próprios parlamentares, ou seus partidários, poderao estar presentes nas assembléias regionais e se manifestar desde logo sobre os projetos e prioridades das comunidades', disse Dutra.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;