Internacional Titulo
Especialistas acusam India de desperdício de água
Do Diário do Grande ABC
02/05/2000 | 10:34
Compartilhar notícia


Uma grave seca que afeta 50 milhoes de pessoas na India revela uma má administraçao da água, que apresenta o risco de provocar uma grave crise no país, estimam os especialistas.

``A seca nao é o problema', afirma Rajagopal, especialista em recursos hídricos do Banco Mundial. ``A seca é uma questao de volume de água de chuva e nao se pode fazer grande coisa a respeito. O verdadeiro problema é a restauraçao das reservas e a administraçao dos recursos disponíveis de água', acrescentou.

Segundo Rajagopal, a India se tornará um país com falta d'água até o ano 2050 se nao forem tomadas medidas urgentes de maior alcance do que os habituais simples projetos de irrigaçao.

Há escassez de água quando se tem menos de 1.000 m² anuais por habitante, segundo os critérios da ONU. A India dispoe de 2.464 m² por habitante, segundo o Instituto Tata de investigaçao energética, mas em algumas regioes esse volume é de somente 411m².

O Estado indiano é proprietário das águas na superfície, mas as águas subterrâneas pertencem aos donos das terras onde se encontram e, por isso, podem ser exploradas sem restriçoes. O problema é agravado pelo fato de que nas zonas rurais, a eletricidade é quase totalmente subvencionada, o que permite que os agricultores retirem água com bombas, sem preocupar-se com o desperdício.

``As águas subterrâneas sao exploradas para a irrigaçao e a indústria e ninguém se preocupa em restaurar o nível das reservas', assinala o técnico Satyajit Singh, ressaltando que no Estado de Gujarat (Oeste), o mais afetado junto com Rajastán pela atual seca, foram atingidos recordes em 1999.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;