Setecidades Titulo
Ceias antecipadas alegram carentes
Por Sucena Shkrada Resk
Do Diário do Grande ABC
18/12/2004 | 14:10
Compartilhar notícia


Com a proximidade do Natal, várias entidades assistenciais do Grande ABC se organizam para promover ceias, com um cardápio diferenciado do cotidiano das casas. O objetivo é tornar especial a data para pessoas carentes assistidas pelas instituições. A tarefa não é fácil, já que a maioria das entidades depende de donativos e lida com orçamentos apertados. Na tentativa de facilitar a tarefa, o Diário embarca no clima de solidariedade do Natal e relaciona alguns eventos que podem contar com a colaboração de voluntários.

Para ajudar, não é necessário muito dinheiro. As listas de donativos incluem, por exemplo, frutas e refrigerantes. Em alguns casos, as entidades só pedem algumas horas de quem se dispõe a colaborar na preparação das refeições e dar carinho a crianças, idosos e moradores em situação de rua. Muitas dessas pessoas não têm vínculo familiar algum.

"É importante termos constantemente espírito de solidariedade. Alguns de nossos assistidos são muito solitários", diz a coordenadora do Programa de Atenção a Pessoas Adultas em Situação de Rua em Santo André, Stela Colonato.

Reconhecimento – A ex-moradora de rua Vanessa Maria da Silva, 25 anos, garante que as ceias também são uma forma de acolhimento, essencial para a recuperação de quem passou por situações difíceis nas ruas. Foi o caso de Vanessa. Ela recebeu, neste ano, abrigo na Casa Amarela, da Prefeitura de Santo André. "São momentos únicos de confraternização e trazem amizades. Sentimos que há alguém olhando por nós, fazendo comida para a gente. Que não fomos esquecidos pela sociedade."

Vanessa falou à reportagem nesta sexta, enquanto aguardava ansiosa o início da ceia preparada por funcionários da Prefeitura e de entidades assistenciais, no refeitório da Prefeitura de Santo André. No banco do refeitório, também estava Wanderlei Naville, 55 anos, que há dois anos vive na rua e conseguiu recentemente abrigo em uma garagem no Jardim Irene. "Eu me senti prestigiado com a ceia. Não estou sendo abandonado."

Macarronada – Neste sábado, 220 moradores do Jardim Limpão, em São Bernardo, participam do almoço de Natal da Pastoral da Criança da cidade. A refeição coletiva é na paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, no bairro Ferrazópolis, em São Bernardo. "Cerca de 15 voluntárias preparam o cardápio, que tem como prato principal a macarronada", diz o diácono Franco Chippari, 66 anos.

Como contribuir

Santo André

Dia 24

Jantar especial, às 20h, para pessoas em situação de rua na Casa Amarela (rua Natal, 102). São aceitos macarrão, suco, refrigerante e frutas. Voluntários também podem ajudar a preparar e servir a refeição. Contato: 4452-3211.

Jantar especial, às 20h, promovido pela Caritas em parceria com a Prefeitura de Santo André para cerca de cem pessoas assistidas pela Casa do povo em situação de rua do Parque Miami (rua Rio Mearin, 21). Os interessados ainda podem doar alimentos como macarrão, carne, refrigerante e frutas e ajudar a preparar a refeição. Contato: 4452-1460.

A Casa Mais Vida (rua José Bonifácio, 185, Vila Assunção) vai fazer uma ceia para 25 pessoas, entre idosos e portadores de deficiência mental, que perderam vínculo com a família. Às 20h. Contato: 4452-3211.

Dia 25

A Instituição Assistencial Nosso Lar (rua Francisco Ferreira, 59, Jardim Guilhermina) prepara almoço para 105 idosos carentes. No cardápio, chester com farofa, nhoque, salada e salada de frutas. As pessoas interessadas em ajudar podem doar extrato de tomate e carne moída até três dias antes do evento, além de queijo ralado, alface e frutas até o dia do evento. Contato: 4453-7766.

São Bernardo

Neste sábado

A Pastoral da Criança faz almoço de Nata, das 11h30 às 15h, para 220 pessoas da favela do Jardim Limpão, na paróquia Nossa Senhora do Rosário (rua Silveira Sampaio, 109). A coordenação do evento aceita doação de frango assado e outros alimentos para reforçar o almoço. Contato: 4335-2109.

Dia 24

A Casa de São Vicente de Paulo (estrada dos Alvarenga, 999, bairro Assunção) vai fazer a ceia com frutas e bolo para 83 idosos. Os interessados em ajudar podem doar frutas, peru e refrigerantes. Contato: 4109-5099.

São Caetano

Dia 25

O Lar Bom Repouso (alameda Cassaqüera, 227, bairro Barcelona), que abriga cerca de 152 pessoas carentes, fará almoço especial a partir das 12h30. A instituição aceita donativos como peru, frutas, refrigerante diet ou light. Contato: 4224-1377.

Diadema

Dia 24

A Transitória Casa do Caminho (rua Ádamo Zara, 230, Centro) vai fazer uma ceia a partir das 20h para 30 moradores em situação de rua. Aceita contribuição de carne, frutas e panetone. Contato: 4056-2008.

Mauá

Dia 25

O Centro de Recuperação Camile Flamarion (avenida Amaro Branco da Silva, 202, Jardim Mauá) vai fazer um almoço para 150 pessoas, entre idosos e portadores de deficiência física e mental. Aceita doações de carne, frango, frutas e panetone. Contato: 4576-2783.

Ribeirão Pires

Dia 24

A Casa do Migrante (rua dos Estudantes, 244) vai servir uma feijoada de Natal a partir das 14h para moradores em situação de rua. Domingo, às 9h, vai ter um café da manhã especial no local e às 14h, almoço com lasanha. A entidade aceita doações de carne, queijo, presunto, frutas, panetone e refrigerantes. Contato: 4827-6200.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;