Cultura & Lazer Titulo
Andreense é premiado no ABC de Cinematografia
Cássio Gomes Neves
Do Diário do Grande ABC
Com AE
16/05/2005 | 08:30
Compartilhar notícia


O Grande ABC se fez presente na cerimônia de entrega do Prêmio ABC de Cinematografia 2005, sexta-feira passada, na sede da Cinemateca Brasileira, em São Paulo. O andreense Alziro Barbosa levou o seu troféu para casa, na categoria de melhor direção de fotografia em curta-metragem, pela bela composição fotográfica do filme A Ira. Na modalidade destinada à montagem, o vencedor foi Daniel Rezende, indicado ao Oscar por Cidade de Deus, e que no prêmio da ABC ganhou por Narradores de Javé, dirigido pela ex-moradora de Santo André Eliane Caffé. Só faltou o andreense Tulé Peake amealhar para sua galeria o prêmio de melhor direção de arte por Redentor, de Cláudio Torres. Mas não foi dessa vez.

No evento promovido pela ABC (Associação Brasileira de Cinematografia), entidade fundada em 1999 e que releva os quadros técnicos da produção cinematográfica, Peake viu escapar o troféu justamente para o grande campeão da noite: Olga. O dramalhão de Jayme Monjardim recebeu não só o prêmio de melhor direção de arte, concedido a Tiza de Oliveira, como também o de melhor fotografia em longa-metragem, para Ricardo Della Rosa.

Cazuza – O Tempo não Pára conquistou o troféu de melhor equipe de som (para Zezé d’Alice, Waldyr Xavier e Rodrigo Noronha). A melhor fotografia em documentário foi para Paulo Rufino, por Mata Atlântica. E pela primeira vez em sua história, a ABC premiou a direção de fotografia de um filme estudantil, entregue a Francisca Sanmartin, pelo trabalho em Noturno, um curta de conclusão de curso.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;