Previdência em ação Titulo Previdência em ação
Saiba mais sobre o auxílio-acidente
Por Previdência em ação
24/05/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


A finalidade da concessão do benefício de auxílio-acidente é indenizar o segurado, pela redução de sua capacidade de trabalho, lembrando que será avaliada a função que o acidentado habitualmente exercia. A atual previsão do benefício está ampliada, se comparada com a redação anterior, ou seja, antes era somente concedido para sequelas decorrentes de acidente do trabalho, hoje, porém, temos a previsão de acidente de qualquer natureza. Cabe salientar que este benefício não visa substituir a renda mensal do segurado, e não será concedido apenas em razão de acidente sofrido, mas será fato gerador a existência de sequelas que reduzam a capacidade de trabalho que habitualmente exercia.

A situação mais comum que enseja a concessão deste benefício é a do segurado empregado que sofre um acidente do trabalho e, em virtude deste acidente, se afasta da empresa e fica em gozo do benefício previdenciário de auxílio-doença acidentário. Após um período afastado pelo INSS, retoma a sua capacidade de trabalho e, em perícia administrativa, recebe alta do benefício. Entretanto, o trabalhador ficou com sequelas que não o impedem de retornar ao mercado de trabalho, porém exigem-lhe um maior esforço para o desempenho das mesmas funções que exercia. Neste caso, o fato gerador do benefício é justamente a redução de sua capacidade de trabalho, após a consolidação de lesões decorrentes de acidente de qualquer natureza. Devemos ressaltar que o fato da moléstia que reduz a capacidade de trabalho do segurado ser reversível não pode ser impeditivo para a concessão do benefício, uma vez que tal requisito não consta da lei. Na redação do artigo 86 da lei 8.213/1991, está prescrito que o benefício somente será concedido se houver redução de sua capacidade para a função que exercia habitualmente. Desta forma, se faz desnecessário que haja redução para toda e qualquer profissão, mas apenas a que exercia.

O benefício de auxílio-acidente somente será concedido após a alta do auxílio-doença, seja de origem acidentária ou não. E não será concedido para todos os beneficiários da Previdência Social, via de regra, somente o trabalhador com a carteira de trabalho devidamente assinada, o empresário e o contribuinte individual (autônomo). O valor corresponde a 50% do salário de benefício do auxílio-doença, portanto, é comum ser inferior ao salário mínimo. Há ainda a possibilidade de o segurado retornar à empresa, receber os seus salários normalmente, mesmo que em outra função, e ainda receber o benefício de auxílio-acidente, sem qualquer vedação legal. O beneficiário do auxílio-acidente que teve o seu benefício quando não mais era vitalício, possui o direito de ter os valores recebidos incluídos nos salários de contribuição, quando da apuração para o percebimento da aposentadoria por tempo de contribuição. Este direito deve ser respeitado e aumenta o valor a ser recebido a título de aposentadoria por tempo de contribuição.

Este material foi produzido por Sandro Thomazello, coordenador adjunto do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário) em São Paulo. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;