Setecidades Titulo Polícia
Batalhão da região é melhor do Estado

Unidade localizada no Jardim do Mar, em São Bernardo, registra maior redução da criminalidade e garante bonificação para policiais

Por Yara Ferraz
do Diário do Grande ABC
20/04/2015 | 07:07
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


O 6º Batalhão, localizado no Jardim do Mar, em São Bernardo, foi o que mais reduziu os índices de criminalidade em todo o Estado. De acordo com os números do último trimestre do ano passado, os casos de homicídios tiveram queda de 55%, de 22 para dez, comparados com o mesmo período de 2013. Já os latrocínios (roubos seguidos de morte) caíram de um para zero.

Em relação ao patrimônio, o roubo de veículos diminuiu de 1.256 para 668 (-47%) e o furto de veículos, de 856 casos para 708 (-17%). O batalhão é o único do Grande ABC a ficar entre os dez primeiros do ranking estadual.

Segundo o tenente-coronel Luiz Antonio Dantas Valente, que comanda o batalhão desde outubro de 2013, a queda nos índices foi possível graças ao trabalho dos policiais. Ele destacou a integração com a Polícia Civil e a GCM (Guarda Civil Municipal).

“Em primeiro lugar esses número são reflexo do esforço dos policiais. Mas a gente precisa unir forças, claro que cada um com a sua função definida. Não tem condições de trabalhar sozinho e todo mundo está unido para o bem comum.”

O batalhão é responsável pelo policiamento de parte de São Bernardo, incluindo bairros como Centro, Taboão e Rudge Ramos, e toda São Caetano. O comandante citou como uma das principais dificuldades o roubo e furto de veículos. “No entorno das faculdades da região, conseguimos diminuir bastante os índices, mas ainda temos essa problemática em outros locais. Isso ocorre devido à grande concentração de automóveis em determinados momentos do dia. Por isso a gente identifica os pontos e horários em que os crimes mais acontecem e trabalhamos em cima disso”, explicou Valente.

O comandante também falou sobre a dificuldade de prevenção dos homicídios. “O crime passional é praticamente impossível, mas trabalhamos nas áreas de maior probabilidade de acontecer, aumentando o número de abordagens, prendendo criminosos, recolhendo armas de fogo e realizando operações.”

Em relação aos roubos a transeuntes, principalmente no Centro de São Bernardo, houve a implantação do policiamento com bicicletas há um mês. “Vem funcionando bastante por causa da agilidade. Esse tipo de patrulha é feito apenas na Rua Marechal Deodoro, mas pode vir a ser implantado em outras localidades.”

BÔNUS - A definição de metas faz parte do programa do governo estadual São Paulo Contra o Crime, que também impõe objetivos diferentes para as polícias Civil e Científica, que são definidos de acordo com planos estratégicos do Estado.

Os policiais que alcançam as metas de redução dos índices de criminalidade recebem pagamento de bônus em dinheiro. A SSP (Secretaria da Segurança Pública) é a responsável pela análise e cálculo do programa.

Para o comandante, o pagamento é recompensa para os policiais. “É um incentivo bastante forte. Temos também a Dejem (Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho do Policial Militar), na qual o pessoal se empenha bastante e conseguimos angariar um efetivo ainda maior.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;