Nacional Titulo
SP negocia com BID recursos para Centro e Guarapiranga
Por Do Diário do Grande ABC
20/11/1999 | 12:44
Compartilhar notícia


O prefeito de Sao Paulo, Celso Pitta, voltará aos Estados Unidos na próxima sexta-feira - desta vez para Washington -, para negociar com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Banco Mundial (Bird), financiamento para os projetos Procentro e Guarapiranga.

O financiamento de US$ 200 milhoes do BID para o Procentro (projeto de renovaçao do centro da cidade) faz parte do pacote de renegociaçao da dívida municipal com o Ministério da Fazenda. "A liberaçao dos recursos só depende do aval do governo federal", disse Pitta. "A bola está com o ministro Pedro Malan, eu já apresentei todos os documentos que foram pedidos."

Segundo Pitta, o Ministério da Fazenda deverá dar o sinal verde antes do dia 30 de dezembro - mas ele nao sabe quando. Ele criticou a dependência dos municípios brasileiros do governo federal para ter acesso a créditos e desenvolver projetos de seu interesse. Esse tema, aliás, foi discutido durante essa semana em Miami, na reuniao de prefeitos de 34 países do continente americano.

O próprio presidente do BID, Enrique Iglesias, encerrou o encontro de três dias na sexta-feira passada com um discurso defendendo a mesma tese do Bird: investimentos locais, feitos por municípios com autonomia administrativa e financeira, dao mais resultado que aqueles, projetados por um governo federal distante.

A descentralizaçao é uma tendência mundial, que atingirá também a América Latina. Mas a regiao, lembrou Iglesias, precisa antes acabar com uma cultura política baseada no clientelismo, no corporativismo e na corrupçao. Outro problema sério na regiao segundo ele, é a violência. Em Sao Paulo, disse Pitta, a preocupaçao com a segurança supera hoje o medo de ficar desempregado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;