Economia Titulo
'Queremos matar e esquartejar a inflação', diz Palocci
Do Diário OnLine
Com Agências
31/05/2003 | 16:03
Compartilhar notícia


O ministro da Fazenda, Antônio Palocci, disse neste sábado que o Banco Central ainda não reduziu a taxa de juros, a Selic, porque não tem a certeza de que a inflação deste ano ficará abaixo dos dois dígitos. Ele afirmou que o governo está trabalhando para que os juros sejam reduzidos, mas não se precipitará. "Não queremos apenas reduzir um pouco a inflação. Queremos matá-la e esquartejá-la", disse o ministro, que está na Suíça para a reunião de cúpula do G-8 (os sete países mais industrializados e a Rússia).

A meta anunciada pelo Banco Central para a inflação deste ano é de 8,5%, mas o mercado acredita que a taxa chegará a 12,13% em dezembro. Segundo Palocci, somente quando os preços no varejo derem sinais claros de sua trajetória de queda, haverá segurança para promover a redução da Selic, que atualmente está em 26,5% ao ano.

"Não podemos ficar na política do stop and go", disse o ministro, referindo-se à possibilidade de volta da inflação caso o BC não adote agora uma política severa de controle dos preços, optando pela redução dos juros. Ele lembrou que no final do ano passado havia risco de uma inflação na casa dos 40%, mas graças aos mecanismos severos adotados pela autoridade monetária, esse temor pôde ser revertido.

Com informações da Agência Brasil




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;