Internacional Titulo Tensão
China volta a navegar
perto de ilhas em disputa

Guarda costeira do Japão diz que tentou novo contato
com embarcações, mas que os avisos foram ignorados

03/10/2012 | 04:51
Compartilhar notícia


Os navios do governo chinês entraram, pelo segundo dia consecutivo, em águas territoriais próximo às ilhas controladas pelo Japão que estão em disputa, informou nesta quarta-feira a guarda costeira japonesa.

 

Três embarcações de vigilância "ignoraram os avisos de nossos navios de patrulha e entraram em nossas águas territoriais pouco depois das 12h30, no horário local", afirmou a guarda costeira em comunicado. Os navios chineses estavam perto de Kubashima, uma das ilhas do arquipélago chamado de Senkaku pelos japoneses e de Diaoyu, pelos chineses.

 

Na terça-feira, quatro embarcações da China já haviam estado próximo às ilhas em disputa, onde permaneceram por aproximadamente seis horas, apesar dos alertas do Japão para que deixassem o local.

 

As tensões se acentuaram nos últimos meses sobre o controle das ilhas, cuja região é rica em peixes e estratégicas na rota de navegação no Mar da China Oriental. Além disso, acredita-se que a região abrigue reservas minerais. As informações são da Dow Jones.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;