Diarinho Titulo Tira-dúvidas
Como surgiu a TV?
Por Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
22/12/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


No século 19, muitos cientistas começaram a fazer experiências que levaram ao desenvolvimento da televisão. Por isso, não dá para dizer que uma única pessoa foi responsável pela invenção nem o ano exato em que surgiu. Cada um deu sua contribuição para a criação do aparelho.

O alemão Paul Nipkow é considerado o fundador do sistema de TV. Em 1884, desenvolveu um disco mecânico rotativo capaz de transmitir imagens em movimento a distância por meio de corrente elétrica. O projeto foi aperfeiçoado por outros pesquisadores, que o colocaram em atividade.

O engenheiro escocês John Baird transmitiu a primeira imagem pela televisão do sótão de sua casa, em 1925. Um ano depois demonstrou a inovação para cientistas em Londres, na Inglaterra.

Em 1929, a BBC (British Broadcasting Corporation) – emissora britânica de rádio e TV – se interessou pela criação do escocês e fez parceria para exibir o primeiro programa de televisão no país. Em 1936, o canal passou a ter programação diária com duração de duas horas.

Outros aparelhos surgiram no mesmo período. O russo Vladimir Kosma Zworykin, naturalizado nos Estados Unidos, criou o sistema eletrônico de transmissão, por meio de tubo que emitia imagens luminosas. O dispositivo serviu de base para a TV que conhecemos.

Televisão chegou ao País em 1950

Também foi responsável por criar, em 1924, o iconoscópio, importante aparelho que permitiu a transformação de imagens em sinais elétricos que podiam ser transmitidos pelos televisores. O norte-americano Philo Farnsworth colocou em prática sistema parecido ao de Zworykin, em 1927.

Todas as contribuições, vindas de diferentes países, deram origem à televisão, que se popularizou após a Segunda Guerra Mundial. No passado, os aparelhos eram grandes, ficavam sobre suporte, e as imagens não tinham qualidade.

A TV colorida começou a ser desenvolvida nos Estados Unidos somente nos anos 1950, tornando-se popular em 1960.

Desde o nascimento da televisão ocorreram muitos avanços, como o surgimento de modelos portáteis, das telas finas (plasma, LCD e LED), transmissão digital e acesso à internet. Consegue imaginar os próximos progressos?

A iniciativa de instalar a primeira emissora de TV e iniciar as transmissões no Brasil foi do jornalista e empresário Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo.

A decisão surgiu em 1946, depois que viajou a Nova York, nos Estados Unidos, e conheceu o aparelho. Comprou o equipamento necessário para fazer uma emissora e cerca de 200 aparelhos receptores, que chegaram de navio ao Porto de Santos em 1º de fevereiro de 1950.

A primeira transmissão oficial foi realizada em São Paulo pela TV Tupi (que não existe mais) em 18 de setembro de 1950. Naquela época, os programas eram transmitidos em preto e branco e ao vivo, pois não era possível gravá-los como hoje. Muitos imprevistos aconteciam. No início, a exibição ocorria das 17h às 18h.

As primeiras transmissões coloridas no Brasil aconteceram em 1963 também pela TV Tupi. Mas só nove anos depois é que as emissoras do País inauguraram programações a cores que duravam algumas horas. No mesmo ano, a TV passou a exibir programas regulares, durante o dia todo.

Quem perguntou?

Marcos Jordão Pinto, 12 anos, de São Bernardo, acredita que a televisão surgiu há muitos anos e foi criada por vários cientistas. “Foi uma das invenções mais importantes e que se desenvolveu com o tempo. Hoje muita gente não consegue viver sem.” O garoto curte assistir a filmes, desenhos e jogos de futebol. “Mas falta mais programação infantil na TV.”

Saiba mais

Antes da televisão, o rádio era a sensação. Além de informação e música, havia novelas, seriados, programas de auditório e peças de teatro na programação.

O primeiro controle remoto surgiu em1950 e era ligado à TV por meio de um cabo; o sem fio foi inventado em 1955.

Consultoria de Antonio de Andrade, professor do curso de Rádio, TV e Internet da Universidade Metodista. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;