Nacional Titulo Educação
Mais de 7 milhões
confirmam inscrição
nas provas do Enem
07/06/2013 | 15:52
Compartilhar notícia
Orlando Filho/04.12.2012/DGABC


Mais de 7,1 milhões de candidatos confirmaram a inscrição para a edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O número, anunciado nesta sexta-feira, 7, pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, é 24% superior às inscrições do ano passado. Para 2013, a expectativa do MEC era que pouco mais de 6 milhões fizessem as provas nos dias 26 e 27 de outubro.

"É uma grande vitória do Brasil mais de 7 milhões de pessoas quererem fazer o Enem. O povo brasileiro quer estudar mais", disse Mercadante. Além de avaliar o desempenho dos estudantes do ensino médio no País, o Exame pode ser utilizado pelo candidato para disputa de vagas em universidades públicas, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Para o ministro, parte do sucesso do Enem se deve ao fato da prova ser critério de acesso aos programas Universidade para Todos (ProUni), Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e Ciência sem Fronteiras. Os estudantes maiores de 18 anos que não concluíram o ensino médio podem ainda utilizar a nota da prova para obter a certificação. Neste ano, mais de 780 mil pessoas se inscreveram com esse fim.

Todos os Estados do País apresentaram aumento em relação às inscrições de 2012. O Amapá apresentou o maior crescimento, de 63%. O Sudeste e Nordeste concentram o maior número de alunos que vão prestar o Enem: mais de dois terços dos inscritos farão as provas em cidades das duas regiões.

Do total de candidatos, apenas cerca de dois milhões pagaram a taxa de inscrição no valor de R$ 35,00. Estavam isentos do pagamentos os alunos que concluíram o ensino média da rede pública de ensino ou ainda aqueles com renda familiar de, no máxima, 1,5 salário mínimo por pessoa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Notícias relacionadas


;