Setecidades Titulo Luta
Instituição cobra políticas
para LGBT em S.Bernardo

Casa Neon Cunha protocolou documento no Ministério Público após falta de diálogo com administração

Por Aline Melo
Do Diário do Grande ABC
16/06/2021 | 00:01
Compartilhar notícia
Celso Luiz/Dgabc


O centro de cidadania Casa Neon Cunha, de São Bernardo, protocolou em 7 de junho denúncia no MP (Ministério Público) contra a administração do prefeito da cidade, Orlando Morando (PSDB), pela falta de políticas públicas para a população LGBT+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Travestis e Transgêneros, além de outras orientações sexuais, expressões e identidades de gênero).

Segundo a denúncia, à qual o Diário teve acesso, embora a Casa Neon Cunha tenha realizado levantamento sobre as demandas da população LGBT+ da cidade e enviado o relatório com pedidos de ações por parte da administração para esse público, especialmente ações de mitigação dos efeitos da pandemia de Covid, nada foi feito.

O documento cita que desde dezembro de 2018, mesmo sem possuir sede física, a Casa Neon Cunha já vem atuando com a população de São Bernardo, realizando diversas atividades de formação política e solidariedade com intuito de promover autonomia das pessoas LGBT+, sobretudo as transgêneras.

Entre as muitas demandas apontadas pela instituição, está o fato de que São Bernardo não possui ambulatório específico para o processo transexualizador (quando mulheres e homens transgêneros e transexuais fazem tratamento com hormônios para adequar seus corpos ao gênero com o qual se identificam), nem uma politica acessível que sirva de porta de entrada para o mesmo. “Partes dos serviços deveriam ser fornecidas na rede básica de saúde e não há nenhum esforço reconhecido na cidade para sanar esta demanda”, cita o documento.

O presidente da Casa Neon Cunha, Paulo Araújo, explicou que apontou em muitos ofícios enviados para a Prefeitura as deficiências do município, mostrando, inclusive, as possíveis soluções, sem respostas efetivas por parte do poder público. “É muito importante a consolidação de um conselho municipal dos direitos LGBT+, para que a população possa participar e deliberar ações. Existem muitas coisas necessárias, mas o conselho ia melhorar a comunicação com o Executivo”, afirmou. Araújo também apontou a necessidade de sensibilização de todos os funcionários públicos, para que a população LGBT+ seja bem atendida.

Em nota, a Prefeitura de São Bernardo informou que respondeu ao Ministério Público os questionamentos apresentados em maio de 2021, com esclarecimentos e toda a documentação que comprova a adoção de políticas públicas direcionadas à população LGBT+ e que a Casa Neon Cunha já foi, inclusive, informada sobre o envio da resposta. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;