Política Titulo
Lair da Apae tenta uma cadeira na Câmara Federal
Por Flávia Braz
Especial para o Diário
26/08/2006 | 00:01
Compartilhar notícia


O histórico de derrotas frentes às urnas não é um problema para a candidata a deputada federal Lair Moura Sala Malavila, a Lair da Apae (PPS-Ribeirão Pires), que concorre ao cargo pela terceira vez consecutiva.

Apesar da votação inexpressiva que alcançou no último pleito – em 2002 ela recebeu 0,35% dos votos –, e do fracasso nas eleições municipais de 2004, em que disputou o Executivo de Ribeirão como vice na chapa de Valdírio Prisco (que já foi prefeito na cidade), a aspirante à Câmara dos Deputados acredita que a visibilidade que conquistou nos últimos anos poderá levá-la à Brasília.

Presidente licenciada da Apraespi (antiga Apae - Associação de Pais e Amigos do Excepcional de Ribeirão), Lair afirma que, se eleita, seus focos prioritários serão Saúde e Educação. Mesmo longe do cenário político, ela se considera a principal responsável pela aprovação de uma proposta junto ao governo do estado. “O ensino fundamental é obrigatório, mas não inclui crianças com deficiência. Depois da alteração da lei, ficou assegurado que o Estado faria parceria com a escola filantrópica.”

A matéria, que a candidata afirma ser de sua autoria, foi encaminhada ao então governador Geraldo Alckmin (PSDB), correligionário de Lair à época. “Consegui mesmo sem ser deputada”, vangloria-se.

Meta – Se chegar à Câmara, Lair almeja implantar um programa direcionado aos excepcionais. “Minha meta é reduzir a incidência de deficiência. Há diversas doenças que podem ser evitadas com ações bastante simples, como o acompanhamento do pré-natal”, diz. Para a candidata, o controle deve ocorrer em âmbito municipal. “Cada cidade deveria ter uma comissão interna de prevenção de deficiência que acompanhasse a gestante e mesmo a criança, pelo menos até os cinco anos.”

O discurso de Lair da Apae, no entanto, não apresenta variáveis. Mesmo quando o foco é o Grande ABC,  fala e propostas permanecem em lugar comum: a Saúde. “Saúde engloba tudo. O saneamento básico, por exemplo, deixa muito a desejar na região e está ligado à Saúde”, aponta de forma redundante.

Apesar de admitir que grande parte de seus eleitores concentram-se no interior, Lair garante que, se eleita, destinará recursos para a região. “Fora as emendas orçamentárias, é importante que o deputado faça leis que beneficiem diversos estados. Quando você faz uma lei, ela é para todos. Isso não impede que a gente atenda as demandas pontuais”, completa a pleiteante.
(Supervisão de Lola Nicolás)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;