Setecidades Titulo Investigação
Demora na entrega de documentação trava CPI da FSA

Prazo para apresentação de papelada termina amanhã

Bia Moço
do Diário do Grande ABC
01/05/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Banco de Dados


A demora por parte da FSA (Fundação Santo André) para entregar documentação à CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) instaurada na Câmara de Santo André para investigar eventuais irregularidades na contratação do reitor Francisco José Santos Milreu trava o andamento dos trabalhos. O grupo aguarda a papelada solicitada, inclusive a que comprova que o investigado tenha passado por concurso público para seu ingresso na instituição de ensino superior, o que é determinado por lei. Reunião agendada para averiguação dos itens na tarde de segunda-feira precisou ser cancelada. O prazo para que o centro universitário se manifeste se encerra amanhã.

Milreu confessou ao Diário, em março, que não havia passado por concurso público para seu ingresso na FSA, em 1989. Embora tenha negado, posteriormente, a informação, nenhum documento comprobatório foi apresentado.

Outro fato que será analisado pela comissão de vereadores é a participação e aprovação do reitor da FSA em certame realizado pela própria instituição no dia 22 de março. Milreu foi aprovado em primeiro lugar para o cargo de professor – o concurso público também é alvo de inquérito do MP (Ministério Público), que também aguarda esclarecimentos da instituição. O prazo vence na segunda quinzena de maio.

A situação foi confirmada pela vereadora Bete Siraque (PT), que preside a CPI. “Cancelamos a reunião por falta de documentos. Vamos aguardar até o dia 2 (amanhã), quando termina o prazo dado à FSA. Se não entregarem, aí discutiremos medidas a serem tomadas”, afirmou.

A CPI, instaurada no dia 1º de abril, tem como relator o presidente do Legislativo andreense, Pedrinho Botaro (PSDB), e como integrantes Tonho Lagoa (PMB), Sargento Lobo (Solidariedade) e Fabio Lopes (PPS). A comissão, inclusive, tem poder de realizar diligências na sede da FSA para buscar documentação necessária caso a instituição não retorne os questionamentos dentro do prazo estipulado.

A instituição de ensino superior insiste na legalidade da seleção pública e participação do reitor. Em entrevista ao Diário, o vice-reitor Rodrigo Cutri afirmou que “tudo que está sendo solicitado”, tanto pela CPI quanto pelo MP, está sendo “devidamente respondido no prazo e encaminhado às instâncias”.

Ele considerou ainda que a FSA tem de “deixar clara toda a transparência do processo seletivo”, respondendo as solicitações para que a população tenha os esclarecimentos necessários. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;