Palavra do Bispo Titulo
Fake news e jornalismo de paz?
Por Dom Pedro Cipollini
14/05/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


O ser humano é capaz de expressar e compartilhar o verdadeiro, o bom e o belo, de se comunicar. Mas, se orgulhosamente seguir o seu egoísmo, o homem pode usar de modo distorcido a própria faculdade de comunicar. Sintoma típico de tal distorção da comunicação é a alteração da verdade, tanto no plano individual como no coletivo.

Hoje, no contexto de uma comunicação cada vez mais rápida e dentro dum sistema digital, assistimos ao fenômeno das ‘notícias falsas’, as chamadas fake news: A expressão fake news geralmente diz respeito à desinformação transmitida on-line ou nos mass-media tradicionais. A sua divulgação pode visar objetivos prefixados, influenciar opções políticas e favorecer lucros econômicos.

As notícias falsas revelam a presença de atitudes intolerantes e hipersensíveis, cujo único resultado é o risco de se dilatar a arrogância e o ódio. É a isso que leva, em última análise, a falsidade.

Nenhum de nós se pode eximir da responsabilidade de contrastar essas falsidades. Não é tarefa fácil, porque a desinformação se baseia muitas vezes sobre discursos variados, deliberadamente evasivos enganadores, valendo-se por vezes de mecanismos refinados.

Dostoevskij afirma: “Quem mente a si mesmo e escuta as próprias mentiras, chega a ponto de já não poder distinguir a verdade dentro de si mesmo nem ao seu redor, e assim começa a deixar de ter estima de si mesmo e dos outros. Depois, dado que já não tem estima de ninguém, cessa também de amar, e tudo isso deriva do mentir contínuo aos outros e a si mesmo” (Os irmãos Karamazov, II, 2).

Mas a prevenção e identificação dos mecanismos da desinformação requerem também um discernimento profundo e cuidadoso. Educar para a verdade significa ensinar a discernir, a avaliar e ponderar os desejos e as inclinações que se movem dentro de nós, para não nos encontrarmos despojados do bem.

E então como defender-nos? O antídoto mais radical ao vírus da falsidade é deixar-se purificar pela verdade. Na visão cristã, a verdade não é uma realidade apenas conceitual, que diz respeito ao juízo sobre as coisas, definindo-as verdadeiras ou falsas. A verdade é aquilo sobre o qual nos podemos apoiar para não cair. Neste sentido relacional, o único verdadeiramente fiável e digno de confiança sobre o qual se pode contar, ou seja, o único ‘verdadeiro’ é o Deus vivo, revelado em Jesus Cristo.

Eis a afirmação de Jesus: “Eu sou a verdade” (Jo 14, 6). Sendo assim, o homem descobre sempre mais a verdade, quando a experimenta em si mesmo como fidelidade e fiabilidade de quem o ama. Só isso liberta o homem: “A verdade vos tornará livres” (Jo 8, 32).

Libertação da falsidade e busca do relacionamento: eis aqui os dois ingredientes que não podem faltar, para que as nossas palavras e os nossos gestos sejam verdadeiros, autênticos e fiáveis. Para discernir a verdade, é preciso examinar aquilo que favorece a comunhão e promove o bem e aquilo que, ao invés, tende a isolar, dividir e contrapor.

O melhor antídoto contra as falsidades não são as estratégias, mas as pessoas: pessoas que, livres da ambição, estão prontas a ouvir e, através da fadiga dum diálogo sincero, deixam emergir a verdade.

Informar é formar, é lidar com a vida das pessoas. Por isso, a precisão das fontes e a custódia da comunicação são verdadeiros e próprios processos de desenvolvimento do bem, que geram confiança e abrem vias de comunhão e de paz.

Por isso desejo convidar a que se promova um jornalismo de paz, sem entender, com esta expressão, um jornalismo ‘bonzinho’, que negue a existência de problemas graves e assuma tons melífluos. Pelo contrário. Penso num jornalismo sem fingimentos, hostil às falsidades, a slogans sensacionais e a declarações bombásticas.

Se a via de saída da difusão da desinformação é a responsabilidade, particularmente envolvido está quem, por profissão, é obrigado a ser responsável ao informar, ou seja, o jornalista, guardião das notícias. No mundo atual, ele não desempenha apenas uma profissão, mas uma verdadeira e própria missão.

Ao recordar as palavras do papa Francisco em sua mensagem pelo Dia das Comunicações desejo aos profissionais da comunicação, ao Diário, com seus colaboradores e leitores, por ocasião de seus 60 anos, sucesso, paz e bênçãos de Deus! 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;