Setecidades Titulo São Bernardo
Alunos de seis escolas estão sem uniforme

Distribuição dos itens começou pouco antes das férias; promessa é concluir ação até o fim da semana

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
26/07/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Uma semana após o retorno do recesso de meio de ano, a Prefeitura de São Bernardo ainda finaliza a entrega dos kits de uniforme escolar. A promessa é de que alunos das seis unidades de ensino que ainda não receberam os itens sejam contemplados até o fim da semana. A administração petista chegou anunciar que a entrega ocorreria em março.

A exemplo do que vem ocorrendo em ocasiões anteriores, as peças de uniforme são entregues depois do início das aulas. Neste ano, a distribuição começou pouco antes das férias de julho. “Demora demais. A gente tem que se virar com a roupa do dia a dia”, observa a dona de casa Lais Pereira da Silva, 27 anos. A reclamação é compartilhada pela dona de casa Santa Alves Silva, 57, avó de aluna da Emeb Irmã Odete Maria Ramos Pinto, na Vila São Pedro. “Nesse tempo frio, é complicado conseguir secar roupa pra ir pra escola”, diz.

Conforme o secretário de Educação da cidade, Paulo Dias (PT), o novo modelo de licitação adotado pela Prefeitura neste ano dividiu a compra das vestimentas em quatro lotes, o que ocasionou o atraso. Segundo ele, uma das empresas vencedoras do certame – Dimatex Indústria e Comércio Confecções Ltda – não cumpriu com o cronograma determinado. “Faltam apenas alguns kits masculinos, mas já estamos conseguindo resolver. Agora é planejar a compra do próximo ano, porque desde dezembro abrimos os envelopes, mas só conseguimos entregar agora”, destaca.

O kit de uniforme escolar disponibilizado aos 85 mil alunos é composto por três camisetas de manga curta; duas camisas de manga comprida; uma blusa; uma calça; um par de tênis; e três pares de meia. Custou aos cofres públicos R$ 10,2 milhões.

Alguns pais reclamaram ainda do fato de a administração não ter disponibilizado mochilas a todos os alunos neste ano. Com isso, alguns precisaram pagar quase R$ 100 pelo item. Caso do operador de telemarketing Carlos Roberto Mantovani, 22. “Até estranhei, porque no bilhete estava escrito que só entregariam o tênis e a meia, mas no fim acabaram entregando tudo. Só faltou a mochila mesmo e não tem nem previsão”, observa a promotora de vendas Débora Martins, 31.

Neste caso, Dias destaca que a Prefeitura não comprou mochilas na licitação deste ano. Apenas alunos que ingressaram na rede neste ano receberam o item, estocado de certames anteriores. “A gente tem uma demanda pequena por mochila. Apenas 20% a 30% das crianças retiram o item”, esclarece.

Na região, apenas Santo André não disponibilizou uniforme escolar neste ano aos cerca de 30 mil alunos devido a problemas financeiros. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;