Economia Titulo Mercado
Cai a concentração de negócios na Bovespa
02/11/2009 | 07:29
Compartilhar notícia


A concentração dos negócios em um número restrito de empresas é uma marca da Bolsa Valores de São Paulo. Mas, ainda que lentamente, essa realidade começa a mudar. Companhias novatas, com capital aberto nos últimos três anos, passaram a disputar a atenção dos investidores, até então direcionada às ações tradicionais.

Segundo dados da BM&FBovespa, em setembro do ano passado as cinco maiores empresas da Bolsa tinham participação de 42% no volume negociado à vista pelo lote padrão. Este grupo das ‘cinco grandes' é integrado atualmente por Petrobras, Vale, Itaú Unibanco, BM&FBovespa e OGX. A concentração caiu para 33% em setembro passado.

A mesma tendência é válida para as dez e para as 20 maiores companhias da Bolsa. Atualmente, há 386 empresas listadas. "Historicamente, poucas dominam os negócios", observa o analista chefe da XP Investimentos, Rossano Oltramari. Os setores de mineração, petróleo e siderurgia respondem por quase 45% da carteira do índice.

"Com o desenvolvimento do mercado nos últimos anos, grandes empresas vieram à Bolsa e conquistaram espaço", acrescenta.

Foram os casos das ações da própria BM&FBovespa, no índice desde setembro de 2008, e da MMX, incluídas em setembro passado. Segundo a estrategista da corretora Ativa, Mônica Araújo, a chegada de companhias já consolidadas em seus nichos, como Redecard e VisaNet, favoreceu a redistribuição das participações.

Ações de companhias tradicionais, como Petrobras e Vale, ainda são o acesso natural ao mercado. "Mas grandes empresas muitas vezes já estão com o preço ajustado, gerando pouca oportunidade de ganho.

"O investidor tem percebido que em ações de segunda e terceira linha o potencial pode ser maior", diz Manuel Lois, diretor da corretora Spinelli. "Ele aceita um risco maior para alcançar essa rentabilidade", diz Mônica, da Ativa. Foi o que fez o administrador Dom In Kim. "Comprei papéis mais atraentes, como LLX, Abyara e Rossi, que tinham caído 90%", afirma.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;