Nacional Titulo
Novo Diário Online começa dia 20
Flávia Braz
Especial para o Diário
16/08/2006 | 07:52
Compartilhar notícia


O cronômetro foi disparado. Hoje, o Diário dá início a uma série de matérias sobre o novo DOL (Diário Online), completamente reestruturado e de rápido acesso. A partir de domingo o internauta poderá conferir as inovações do site. As mudanças não ficarão restritas à estética do layout, mas contemplarão também o conteúdo jornalístico com notícias extremamente factuais, atualizadas a cada três minutos. O pacote de novidades não apenas celebrará o aniversário do portal, que completa 10 anos em setembro, como também facilitará os mais de 100 mil acessos computados diariamente no site de notícias.

Segundo Marcelo Ruiz, editor do DOL, o projeto vem sendo elaborado há cerca de seis meses e representará a terceira mudança do portal desde sua criação, em 1996. “O site foi pensado a partir do perfil dos nossos leitores. Por isso, demos grande importância à diagramação. Ele (site) terá uma concepção gráfica mais agradável, além da nova linguagem que será moderna e muito mais rápida”, conta Ruiz.

Meio segundo – Se não bastassem os minutos – às vezes horas – de tormento passados na fila de espera de um banco, o internauta que preferir resolver o problema pela rede mundial nem sempre se depara com uma tarefa fácil, dadas as péssimas condições de conexão. Este é, sem dúvida, o maior incômodo dos usuários da rede mundial de computadores e, portanto, o mais ambicioso desafio daqueles que trabalham pelo aprimoramento do sistema.
Considerando a inquietação e, principalmente, a falta de tempo dos usuários, um dos focos principais do novo Diário Online é a agilidade de acesso. “Teoricamente, uma pessoa com um computador simples e o modem (aparelho que possibilita o acesso à internet) mais lento do mercado vai demorar meio segundo para abrir uma foto”, garante o editor.

Outra grande novidade diz respeito à interatividade entre o leitor, jornal impresso e o próprio conteúdo online. A partir de domingo, os leitores poderão enviar críticas e sugestões de matérias “quase que de maneira instantânea” aos repórteres e editores do Diário. Como? “Tudo por meio do blog e do fotolog do leitor. Ele vai poder entrar na página e postar sua dúvida ou crítica, que serão automaticamente encaminhadas. Pelo fotolog o próprio leitor poderá postar (exibir) seu material fotográfico no site.”

Mais cores – Segundo o coordenador de criação do DOL, Clayton Feltran, a alternâncias de cores será outra característica do novo site. “A seção de política, por exemplo, terá cores mais neutras para não haver qualquer tipo de relação com partidos políticos”, ressalta Feltran. O azul, segundo o responsável pela parte de criação do Diário Online, será bastante utilizado, já que esta é a cor que remete ao logotipo do jornal.

Além das seções – Política, Economia, Setecidades, etc – os canais que levam aos suplementos do jornal, como o Diário do Grande ABC nos Bairros ou a Copa Diarinho, terão layouts diferenciados se comparados aos outros conteúdos. “Serão pequenos sites dentro de um mesmo site, com uma outra cara, que será diretamente associada à notícia”, afirma Clayton.

As inovações, não deixarão, contudo, que o acesso se torne complicado. “Basta que a pessoa conheça um pouco da estrutura do Diário impresso, ou seja, suas seções, para que consiga navegar tranqüilamente pelo site. É bastante simples”, afirma o editor do DOL.  (Supervisão de Lola Nicolás).



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;