Palavra do Leitor Titulo
Sinal amarelo na economia

Falado por muitos, mas pouco entendido pela maioria, o PIB...

Por Dgabc
16/12/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Artigo

Falado por muitos, mas pouco entendido pela maioria, o PIB (Produto Interno Bruto) se resume na soma das riquezas produzidas no País; é um indicador para medir a atividade econômica brasileira.

Iniciamos o ano com o governo federal anunciando crescimento de 4,5%. Passado o primeiro trimestre as notícias já não eram mais as mesmas, mas ainda insistiam que o crescimento seria de 3,5%. A desaceleração do Brasil tem sido mais profunda e longa do que o previsto, uma vez que o crescimento não chegará nem a 1% em 2012, ante 2,7% em 2011 e 7,5% em 2010.

As vendas e o consumo já começam a dar sinais de que o Brasil pode entrar numa recessão. O Produto Interno Bruto do Brasil continua trajetória de desaceleração, com maior impacto da retração da Indústria.

E o porquê disso? Pode-se dizer da crise mundial, que é inegável. A Europa com panes e a própria retração da China, que é a principal parceira comercial do Brasil. Mas não podemos esquecer que o investimento público, que é um dos motes para alavancar a economia, tem sido pífio nesses dois últimos anos.

As obras de infraestrutura, que deveriam estar em ritmo acelerado por conta do governo federal, praticamente estão paradas. Não é crítica vazia e sim constatação do próprio governo, que fala de PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) 1, 2, 3 e, na verdade, está tudo ‘empacado'.

O ano de 2013 promete ser promissor, mas não vamos ficar esperando cair do céu a boa vontade para o aquecimento da economia. Também não adianta apenas reduzir os juros. É necessária ampla reforma tributária, diminuir os impostos, realizar as reformas políticas e trabalhistas que tanto se promete e ninguém tem coragem de fazer e, principalmente, acelerar o investimento público.

Outro bom caminho é a desburocratização. Abrir e fechar empresa no Brasil é muito demorado até mesmo para quem tem passado jurídico bom. São muitas dificuldades de crédito, inclusive nas instituições públicas e o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) está muito distante das necessidades dos investidores. É fundamental ter um canal mais prático para o pequeno investidor obter crédito mais fácil e barato.

Em 2012 acendeu o sinal amarelo e ninguém quer ver a luz vermelha no novo ano.

Orlando Morando é deputado estadual pelo PSDB.

PALAVRA DO LEITOR

Boas-Festas

O Diário recebe e retribui votos de Boas-Festas a Dolaimes Comunicação e Eventos; Associação das Empresas do Sistema de Transporte de Santo André; Rio Convention & Visitors Bureau; Atributo Brasil Comunicação; Mipal; Jornal do Momento News e Jornal Polo Paulistano; Lucia Paes de Barros Assessoria de Comunicação; Emily Guimarães; Glorya Ryos; Instituto A Casa do Jardim; Kátia Carvalho; HDI Brasil; Milioni&Associados; Printec comunicação; Graber Serviços; Visel Segurança; vereador Atila Jacomussi; Companhia de Imprensa e equipe; Maria do Socorro Diogo.

Pizza?

Carlinhos Cachoeira está solto mais uma vez e, pasmem, por determinação do mesmo desembargador que o soltou da outra vez. De quanto será o salário desse desembargador, que é pago com nossos impostos? Alegou que o tal não oferece risco à população, não matou ninguém, só roubou dinheiro. Ah! Com o tempo nós, pagadores dos impostos, cobriremos o rombo. Alguém ainda acredita que algum mensaleiro vá parar atrás das grades? Perguntem ao Lula (não, esse nunca sabe de nada), ao Genoino, Zé Dirceu e o resto do time. Isso não está cheirando nem a pizza, e sim a boi no rolete.

Flávio Giroldo, Santo André

Quanto vale?

Nossa, nem tenho ideia do que faria se tivesse R$ 21 milhões de cada trabalho meu! Fico a pensar e acho muito difícil mencionar a situação. Quem recebeu essa quantia pelo trabalho de marketing de Haddad foi o senhor João Santana. Será que esse valor está declarado? Óbvio que não. Sendo assim, independentemente de partido, embora o PT a cada semana explode uma bomba em seu seio, não acredito que alguém pudesse gastar tudo isso em marketing. É muito dinheiro, não? Espero que a Justiça faça realmente justiça diante desse fato.

Rosângela Caris, Mauá

Diadema

Prefeito Mário Reali e Associação Comercial e Empresarial de Diadema dão tapa na cara dos comerciantes. Que vergonha! É Natal e o Centro da cidade está um lixo só. Lauro Michels, prefeito eleito, que tal assumir já e colocar a casa em ordem?

Filipe dos Anjos, Diadema

Marta Sobral

Parabenizo o prefeito eleito de Santo André, Carlos Grana, pela escolha de Marta Sobral para a Secretaria de Esporte da cidade. Sou morador de Mauá, mas conheço a pessoa e os trabalhos que essa ex-jogadora de basquete realiza. Sempre preocupada com projetos sociais, por exemplo, o Lance Livre, de Diadema. Tenho a certeza de que Santo André irá colher muitos frutos com essa indicação. Parabéns, Marta e Santo André. Boa sorte.

João Carlos Varin, Mauá

Americanas

Venho registrar minha indignação quanto aos serviços prestados pela Americanas.com.br. Dia 24 de novembro, comprei um celular pelo site e a previsão de entrega era de sete dias úteis, mas até agora, nada! Sei do aumento de vendas nesta época do ano, mas quem não tem competência não se estabelece, não é mesmo? Informaram-me que houve problema com a transportadora. Pedi o cancelamento, mas disseram que é impossível, pois já passou do prazo e que eu tenho que recusar quando for entregue. A compra foi efetuada com o cadastro da minha filha.

Vanderci Aparecida Abrão, São Bernardo 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;