Setecidades Titulo Medida
São Caetano inicia testagem em idosos

Nessa primeira fase, munícipes de 60 a 65 anos serão testados, um total de pelo menos 10 mil pessoas

Yasmin Assagra
Do Diário do Grande ABC
22/06/2020 | 11:10
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Atualizado às 0h17

São Caetano iniciou ontem testagem para identificar o novo coronavírus em idosos entre 60 e 65 anos. A medida, que é inédita no Brasil, avaliou 422 pessoas no primeiro dia, sendo que 23 já tiveram contato com o vírus, mas estavam assintomáticas e vão cumprir o isolamento domiciliar. A Prefeitura estima que existam dez mil moradores nesta faixa etária.  

O serviço foi montado na Garagem Municipal – Avenida Presidente Kennedy, 2.100 – em formato drive-thru, no qual o munícipe não precisa descer do veículo para realizar o exame. Os testes rápidos são realizados mediante agendamento, disponível pelo sitecoronavirus.saocaetanodosul.sp.gov.br e o resultado fica pronto em 15 minutos – só são permitidas duas pessoas por carro. Em virtude da alta procura, o prazo para testar esta faixa etária foi prorrogado até o dia 4 e, a capacidade diária, ampliada para 550 vagas, de segunda a sábado, das 8h às 16h. Após as pessoas entre 60 a 65 anos, a Prefeitura vai ampliar o programa para avaliar também os mais velhos.

São Caetano possui um dos maiores índices de longevidade do País (78 anos) e 21% de sua população é formada por idosos – cerca de 34 mil pessoas. De acordo com o prefeito José Auricchio Júnior (PSDB), a próxima etapa prevê testes em munícipes com até 70 anos.  “(Com a testagem em massa) Já atendemos o segmento econômico, moradores em habitações coletivas, pelo Disque Coronavírus e, agora, por meio desta plataforma drive-thru, vamos atender a esta população que, independentemente de atividade econômica, é uma prioridade por serem de maior risco. Por questões de logística, delimitamos, inicialmente, por esta faixa etária. Assim que esgotarmos evoluímos para próximas idades”, detalha Auricchio, que reforça a importância do isolamento físico. “Os números em todo Estado ainda nos assustam, mas vamos continuar mostrando caminhos possíveis no combate a esta pandemia”, completou. 

A aposentada Lourdes Topan, 61 anos, realizou o exame pela primeira vez e, mesmo tendo testado negativo para a Covid-19, comentou que os cuidados serão redobrados. “É um serviço ótimo e de qualidade. Acredito que a Prefeitura está agindo de forma correta, pois mesmo que eu não tenha nenhuma comorbidade e esteja me cuidando desde o início, nos dá um alívio em saber que não temos nada”, declara. 

Lourdes comenta que mora com o marido e o filho, que precisa sair de casa para ir ao mercado e farmácias. “Toda vez é a mesma rotina. Se higienizar fora de casa e quando entra também. Vamos manter isso até que esta pandemia acabe”, comenta. 

A pensionista Fátima Regina Grossi, 65, também testou negativo para o novo coronavírus. A moradora, que tem pressão alta, está em isolamento físico na chácara da família, no Interior, e voltou a São Caetano para realizar o exame. “Só saio de casa se for algo de extrema urgência, Vi estes testes como oportunidade de confirmar que estou fazendo tudo certo. Achei ótimo e muito organizado”, comenta. 

São Caetano estima testar 40% da população, algo em torno de 60 mil pessoas, nas próximas semanas. Para atingir a marca, o município já colocou em prática outras formas de testagem, onde inclui, desde abril, o drive-thru para comerciantes e trabalhadores no setor de serviços, que já examinou 22.166 pessoas. A cidade também já fez, até semana passada, 4.305 testes domiciliares pelo programa Disque Coronavírus e também, na última semana, colocou em prática o exame em massa nas habitações coletivas. 

São Caetano está entre os municípios que mais realizam testes em todo País, com 22,1 mil exames para grupos com 100 mil habitantes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;