Tecnologia Titulo Veja como usar
OBS Studio: programa gratuito permite gravar tela e áudio do computador; veja como usar

Para utilizar o software, basta rodá-lo, escolher o que deseja-se que ele grave e iniciar a operação

Sérgio Vinícius
Do 33Giga
07/08/2020 | 18:48
Compartilhar notícia
Divulgação


O programa OBS Studio é uma das melhores opções gratuitas para gravar o que é reproduzido na tela do computador. Ele é compatível com Windows, Mac e Linux e pode ser baixado aqui.

Leia mais:
Saiba como transferir videoconferências para a tela da TV
Como armazenar vídeos em 4K?

Nos testes realizados pelo 33Giga, o software agradou principalmente pela facilidade de uso (apesar da feia interface) e pela ampla gama de opções que oferece ao gravar o que está sendo reproduzido na máquina – desde games em tempo real até filmes.

Para utilizar o software, basta rodá-lo, escolher o que deseja-se que ele grave e iniciar a operação. As opções são, entre outras, apresentação de slide, entrada ou saída de áudio (somente o som), capturas de janela, de tela, de jogo, mídia ou vídeo e até navegador (para isso, deve-se incluir a URL desejada).

5
A interface não é das melhores, mas o OBS é das melhores opções para gravar a tela do computador

Ele permite trabalhar com dois monitores, escolher a origem do áudio (só do computador, só do microfone ou ambos) e dá opções de cena – como esmaecer a imagem e alterar a duração dela.

O software, de código aberto, não tem lá muitos pontos negativos. Obviamente, ele não grava vídeos a partir de serviços de streaming pagos (como Amazon Prime), mas funciona tranquilamente com o YouTube.

Nos testes realizados pelo 33Giga, entretanto, percebeu-se que em computadores com placa NVidia, ele pode dar algum conflito por padrão. Normalmente, quando isso ocorre, exibe uma tela preta em vez de o que aparece no monitor. Para resolver isso, basta alterar a forma como ambos conversam.

Não é algo muito complexo – e o passo a passo abaixo mostra como fazer. Basta seguir as setas e quadrinhos vermelhos.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;