Tecnologia Titulo Jukebox
Inteligência artificial cria músicas “inéditas” de Elvis Presley, Katy Perry e mais
Por Bianca Bellucci
Do 33Giga
28/05/2020 | 12:18
Compartilhar notícia
Divulgação


OpenAI é uma organização independente que estuda diferentes aplicações de inteligência artificial. Um dos seus projetos mais recentes é o Jukebox, uma tecnologia capaz de criar músicas completas, incluindo a parte instrumental, letras e vocais. O mais interessante, porém, é que ela entrega “inéditas” de artistas já conhecidos no mercado, como Elvis Presley, Eminem, Ramones e Katy Perry.

Leia mais:
Com ajuda de IA, Microsoft e Björk criam música que se adapta às condições climáticas
Daddy’s Car e Mister Shadow: escute as canções compostas pela inteligência artificial da Sony
Algoritmo de música fecha contrato com a Warner e deve lançar 20 álbuns em 2019

Na prática, o Jukebox funciona por meio de uma técnica de aprendizado de máquina. Isso é, foi utilizado um maciço conjunto de dados com diferentes gêneros musicais para treiná-lo – mais precisamente, 1,2 milhão de faixas. Assim, a inteligência artificial foi capaz de criar canções novas de artistas reais, imitando os pontos que mais se repetiam em cada discografia.

É importante destacar, porém, que a tecnologia da OpenAI apresenta algumas inconsistências, principalmente na parte vocal. Em certas músicas não dá para entender muito bem a pronuncia e tem até algumas com som metalizado. A ideia é aperfeiçoar este e outros pontos com a ajuda de interessados ao redor do mundo. Até porque se trata de um software de código aberto.

O OpenAI disponibiliza as músicas criadas pelo Jukebox via SoundCloud. Em uma página especial, é possível ver as mais de 7 mil canções feitas até o momento pela inteligência artificial. Dá para afunilar a busca conforme o nome do artista e o gênero musical. Para ouvir, é só dar um clique em cima da faixa escolhida.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Já que o assunto é música, relembre alguns artistas virtuais que fizeram (e ainda fazem) sucesso:




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;