Contexto Paulista Titulo
Reta final para candidatos

Os partidos políticos têm até sábado para realizar suas convenções e definir coligações e escolher seus candidatos a prefeito, vice-prefeito

Wilson Marini
28/06/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Os partidos políticos têm até sábado para realizar suas convenções e definir coligações e escolher seus candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador na eleição de 2012. O prazo de realização das convenções vai de 10 a 30 de junho do ano do pleito e é determinado pela Lei das Eleições 9.504/1997.

Escolhidos os candidatos, os partidos e coligações têm até às 19h do dia 5 de julho para apresentar no cartório eleitoral o pedido de registro dos candidatos. A partir do dia 6 de julho, deixam a condição de pré-candidatos e podem começar a fazer propaganda eleitoral. A partir do dia 5, permanecerão abertos aos sábados, domingos e feriados os cartórios eleitorais e as secretarias dos tribunais eleitorais em regime de plantão de acordo com a Lei Complementar 64/1990.

Esse também é o último dia para os tribunais e conselhos de contas tornarem disponível à Justiça Eleitoral relação daqueles que tiveram suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável e por decisão irrecorrível do órgão competente, ressalvados os casos em que a questão estiver sendo submetida à apreciação do Poder Judiciário, ou que haja sentença judicial favorável ao interessado.

Drogas em evidência

O Relatório Mundial sobre Drogas de 2012, lançado terça-feira em Nova York, reúne dados estatísticos e análises de tendência sobre a situação das drogas ilícitas no mundo. O documento pode servir de referência para a implementação de políticas públicas por parte dos governos, segundo a Confederação Nacional de Municípios.

O lançamento do documento ocorre simultaneamente em diversas cidades do mundo, inclusive na sede do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) de Brasília (DF).

O relatório, elaborado anualmente pelo UnoDC (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime), traz dados atualizados sobre produção, tráfico e consumo de drogas.

Em todo o mundo, segundo o documento, o consumo e a produção de drogas ilícitas tradicionais como a cocaína, a heroína e a maconha têm se mantido estável. O documento pondera as mudanças nos fluxos e mercados de consumo dessas substâncias, que tende a aumentar nos países emergentes ou em desenvolvimento.

Para a produção e consumo de drogas sintéticas como estimulantes de tipo anfetamínico, por exemplo, o relatório alerta para o aumento registrado.

Exemplo

Maringá, no Norte do Paraná, criou concurso para escolher a mascote e a frase mais criativa para estampar as campanhas de prevenção e combate às drogas elaboradas pela prefeitura. O concurso teve como finalidade integrar alunos das redes municipal, estadual e particular na prevenção do uso de drogas e álcool. Segundo o diretor de Programas Sobre Drogas, Vanderlei de Almeida Cezar, o objetivo foi estimular e envolver o aluno sobre a prevenção ao uso de drogas. "Através do desenho e das frases os alunos puderam desenvolver a capacidade de reflexão sobre o tema e foram convidados a conversar sobre o assunto em casa, com os pais e familiares". A forma como o crack se alastra rápido é um problema sério para os jovens no município na opinião de Cezar. Segundo ele, como Maringá está próxima da fronteira com o Paraguai, o tráfico também preocupa apesar do combate constante da polícia do Estado.

Saúde ameaçada

O Ministério da Saúde continua a fiscalização e suspensão de recursos financeiros relativos aos incentivos da ESF (Estratégia Saúde da Família). Desta vez, 337 municípios no País tiveram os recursos suspensos. A medida punitiva acarretará um prejuízo de mais de R$ 5 milhões por mês.

A medida atinge 304 equipes de Saúde da Família, 299 equipes de saúde bucal e 24 agentes comunitários de Saúde que atuam no Saúde da Família.

Segundo a CNM, a medida ameaça a manutenção da estratégia da Saúde da Família nos municípios brasileiros. "É sabido que o incentivo federal do PSF é insuficiente para a manutenção da equipe e na maioria dos municípios não dá para custear as despesas decorrentes da contratação dos profissionais médicos", diz o presidente da entidade, Paulo Ziulkoski.

"Além da dificuldade de fixação dos profissionais e outras fragilidades do programa, com a suspensão dos incentivos federais, o profissional sofre ameaça de extinção em vários municípios" diz o líder municipalista.

A decisão foi tomada a partir de irregularidades encontradas no cadastro de profissionais no SCNES (Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde). Segundo o Ministério da Saúde, a medida fiscalizadora visa à transparência na aplicação de recursos da atenção básica. A suspensão não é definitiva, mas, para resolver o problema, os municípios deverão corrigir as irregularidades no SCNES.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;