Economia Titulo
ONG de São Benardo lança guia para empreendedores
Hugo Cilo
Do Diário do Grande ABC
23/10/2004 | 13:17
Compartilhar notícia


A ONG Centro de Formação Profissional Padre Leo Commissari, do Jardim Silvina, em São Bernardo, lança neste sábado o Guia da Rede de Economia Solidária – cartilha que traz dicas de gestão de negócios para novas empresas. O lançamento será às 19h, na Câmara de Vereadores, para os 102 microempresários que foram desde janeiro deste ano beneficiados pela Rede de Economia Solidária e Alternativa, convênio firmado entre ONGs (Organizações Não-Governamentais) do Brasil e da Itália por meio do Projeto de Solidariedade Ímola-São Bernardo.

Segundo Ailton Galdino de Almeida, administrador do Centro de Formação, o guia será como uma bíblia para os microempresários da Rede de Economia Solidária, com foco no incentivo ao desenvolvimento local. “A orientação se converteu em um guia. Os alunos terão na versão impressa dicas de como montar e gerir uma empresa. Será um guia que vai trazer de forma clara modelos de assessoria direta, administrativa, comportamental e estratégia de marketing. Enfim, será a cartilha dos empresários novatos de todo o Grande ABC”, disse.

De acordo com Almeida, o conceito de economia solidária ganha força a cada dia em toda a região. “Prova disso é a grande procura de novos interessados que temos notado nos últimos meses, em especial de pessoas da periferia de Santo André e Mauá.”

Modelo – A Gráfica Nova Opção, do Parque Selecta, em São Bernardo, é uma das 102 microempresas da Rede – que atuam em 20 diferentes segmentos: alimentos, artesanato, estética, informática, entre outros – que usou a parceria do sistema para driblar as dificuldades típicas de uma empresa iniciante. “Atendíamos principalmente clientes do bairro. Mas o volume de pedidos não era suficiente para bancar as nossas despesas”, disse a proprietária Nilda Silva. “A parceria da Rede de Economia Solidária foi a solução para nossa sobrevivência como microempresários. Hoje, crescemos com os pedidos da Rede, na confecção de panfletos, notas fiscais, duplicatas, malas diretas, folders e calendários.”

Para Marisa dos Santos, uma das integrantes do Grupo de Apoio da Economia Solidária, o Guia da Rede da Economia Solidária vai ajudar a fortalecer a parceria entre as microempresas do grupo e torná-las, assim, ainda mais competitivas. “A orientação da rede irá unir e fortalecer estas empresas, pois terá dicas de como comprar matéria-prima com menor preço e trocar experiências de estratégicas de venda”, disse.

Segundo o administrador Almeida, o Gaes (Grupo de Apoio à Economia Solidária), equipe de profissionais que dá acompanhamento às empresas – entre eles psicólogos, analistas financeiros, administradores e cientistas políticos – irá intensificar o trabalho de orientação nos próximos meses.

Interessados em mais informações sobre o Guia da Rede da Economia Solidária ou sobre os serviços disponíveis devem procurar a administração do Centro de Formação Padre Leo Commissari no telefone 4127-0866.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;