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São Bernardo quer viaduto na Piraporinha
Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
01/09/2012 | 07:00
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Celso Luiz/DGABC


Para diminuir os congestionamentos na Avenida Piraporinha, a Prefeitura de São Bernardo iniciará estudos para eliminar o cruzamento da via com a Robert Kennedy, no bairro Assunção. Para isso, a solução seria a construção de viaduto. Caso o projeto seja aprovado, as obras só deverão ter início daqui a dois anos.

O prefeito Luiz Marinho (PT) afirma que buscará parceria com o chefe do Executivo de Diadema, Mário Reali (PT), para dividir os custos da construção. "Ele já havia sinalizado a intenção de fazer esse viaduto, que também irá aliviar os congestionamentos do lado de lá da divisa", comenta.

O secretário de Transportes e Vias Públicas, Oscar Silveira Campos, avalia que a obra será necessária por conta do aumento do fluxo nas duas avenidas, principalmente após a inauguração da Marginal do Ribeirão dos Couros, via que ligará a Piraporinha ao Corredor ABD. A primeira fase, até a Avenida São Paulo, fica pronta em março. A etapa final deverá ser entregue no primeiro semestre de 2014.

"Atualmente, o morador dos bairros Assunção e Alvarenga não tem ligação direta com a região do Taboão, Paulicéia e Rudge Ramos. A Marginal dos Couros facilitará esse deslocamento e desafogará o Centro", avalia Silveira Campos. Segundo o secretário, 26% da demanda do transporte público desta área têm o Rudge Ramos como destino final.

Os estudos mostrarão o local mais adequado para a construção do viaduto, na Robert Kennedy, sobrepondo a Piraporinha, ou o contrário. "Vamos ver o que é mais viável tecnicamente e o que sai mais em conta", informa Silveira Campos.

Outro elevado, este já incluso no projeto original, será no fim da marginal, próximo ao hipermercado Extra, no Corredor ABD. O viaduto irá ligar o local com as proximidades do acesso à Via Anchieta.

O investimento total para a via - incluindo o elevado na Paulicéia - é de R$ 180 milhões, que serão pagos por meio de financiamento da Prefeitura com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). A avenida terá duas pistas, com três faixas de rolamento em cada sentido. O limite de velocidade deverá ser de 60 km/h e o trecho, de dois quilômetros, deverá ter apenas um semáforo. A obra também é feita na área pertencente a Diadema. Segundo Silveira Campos, mesmo no solo vizinho, a construção é feita por São Bernardo. "Diadema colaborou com as desapropriações."

Volume de esgoto tratado subirá para 43%

Coletor de esgoto em construção sob a futura Marginal dos Couros irá aumentar para cerca de 43% o índice de tratamento em São Bernardo. No último levantamento feito pelo Instituto Trata Brasil, referente a 2010, a cidade tratava apenas 16,97% do esgoto coletado. Hoje, segundo o prefeito Luiz Marinho (PT), o tratamento chega a 27%. "Esse número vai subir depois que a obra for concluída", promete o chefe do Executivo. O investimento para o sistema é de R$ 80 milhões, aproximadamente.

O coletor será ligado com rede que vai até a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) ABC, na Capital, divisa com São Caetano.

Segundo o prefeito, a obra também ajudará a combater as enchentes na região da Avenida Piraporinha. "Antes, o rio passava em calha com dois metros de largura. Com a canalização, o espaço para a passagem da água chegará a 12 metros."

Outra intervenção que ajudará a diminuir as cheias no bairro Jordanópolis será a canalização do Córrego Pindorama. Por conta da legislação eleitoral, a ordem de serviço para o início das obras - já licitadas - deverá ser emitida somente após outubro.

A canalização custará cerca de R$ 33 milhões. Convênio entre a Prefeitura e a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) repassará R$ 2,6 milhões para construção de coletor e ligação com a rede da Marginal dos Couros. O serviço deve ser concluído em um ano.




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