Memória Titulo
Livros, revista, CD & cia...

Jornal do Instituto de Engenharia - Ano 5, edição especial, outubro 2008. Em formato de revista dedicada à colônia japonesa no centenário de Brasil

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
24/11/2008 | 00:00
Compartilhar notícia


Jornal do Instituto de Engenharia
Ano 5, edição especial, outubro 2008. Em formato de revista dedicada à colônia japonesa no seu centenário de Brasil. Homenagem especial aos 100 primeiros nikkeis da Engenharia, entre os quais três irmãos de Ribeirão Pires da família Nogami: Job (formado em 1949), Paulo (1950) e Shozo (1953). Em artigo especial de sete páginas, Paulo Soichi Nogami escreve sobre os nikkeis pioneiros na Engenharia brasileira.

TRECHO
"Detendo-me em cada nome, comecei a me lembrar da figura deles, associada às particularidades físicas que me chamaram a atenção na época."

Trivandrum a aurora
Livro de Yonne Sophia Torcellini. São Paulo: Scortecci, 2008. Um romance para apresentar as coisas da Índia: "Jamais o Ocidente terá conhecimento da beleza do pensamento indiano, a não ser que ultrapasse as formas exóticas de sua apresentação e atinja o cerne de seus sentimentos". Yonne, a jornalista de São Bernardo, o conseguiu, em 296 páginas literárias e jornalísticas, com honesta ilustração. E um passeio que não se limitou ao cenário central.

TRECHO
"Em flashs rápidos, viu-se atirado do Egito à Escandinávia; das Bermudas à Terra do Fogo, num pingue-pongue alucinante; algo que desejaria prolongar por muitas horas, mas... O conhecido e desagradável mas fez-se presente. O explorador bateu-lhe amigavelmente no ombro".

Na contracapa, Taj Mahal, Victoria Memorial, bailarino de Kathakali Dance, Red Fort e palácio do imperador Mogul, Rikshá e Calcutá, templo em madurai, Varanassi e o templo Dourado.

Lembranças da roça
CD instrumental vol. 2. Orquestra de violeiros e Berranteiros de Mauá. João Aletto Filho, maestro. Dezessete faixas, com clássicos como Brasil caboclo (composição de Tonico e Walter Amaral) ou Tristeza do Jeca (Angelino de Oliveira).

O CD foi gravado este ano e perpetua no próprio disco a capela do Sertãozinho, demolida recentemente.

Mauá, de tantos violeiros. Tantos que foi possível montar duas orquestras.

São Caetano sentimental
Livro de Mário Dal'Mas. Santo André: Editora Cartex, 2007. Em fragmentos, o autor vai desfilando suas provas de amor à cidade, em prosa e versos, com textos próprios e de amigos.

TRECHO
"Crava-se a pá no barro preto, rangem as pipas amassando a argila. É o tijolo construindo uma cidade inteira."

ICONOGRAFIA
O livro é ilustrado com imagens como esta de 1921, com Agueda Braido, Stefanio De Nardi, Angelo De Nardi, (?), Luiza Garbelotto Cavassani, Angelina Cavassani Barile, Antonio Barile, Yolanda Barile e Primo Cavassani.

EM 24 DE NOVEMBRO DE...

1888 - Governo imperial autoriza o prolongamento da estrada de ferro entre Tatuí e as divisas com a Província (hoje Estado) do Paraná e entre Botucatu e o Rio Paranapanema.

1958 - Victorino Dell'Antonia falece em Mauá. Patriarca de antiga família de imigrantes italianos que se estabeleceu em São Bernardo e depois se ramificou em várias cidades.

1963 - Lançada a pedra fundamental da capela São Judas Tadeu, no bairro Planalto, em São Bernardo.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sexta-feira, 24 de novembro de 1978

Manchete - Denúncia vazia extinta pelo Senado

Nacional - LSN vai ser aprovada por decurso de prazo.

Editorial - Há febre, quebre-se o termômetro

Educação - Durante o mês de dezembro o secretário de Estado da Educação, José Bonifácio Coutinho, estará três vezes no Grande ABC para inaugurar 18 prédios escolares, já em funcionamento, e distribuídos por Mauá (nove), Santo André (quatro), Diadema (quatro) e São Bernardo (um).

Sistema Viário - O trânsito de caminhões poderá ser liberado na Rodovia dos Imigrantes, de segunda a sexta-feira, mas dificilmente aos sábados e domingos, no interesse da fluidez do tráfego, segundo informou ontem o governador Paulo Egydio Martins.

Polícia - Jovem seqüestrada em porta da escola no Centro de São Caetano.

SANTOS DO DIA
Flora e Maria, espanholas; André Dung-Lac (presbítero) e companheiros mártires; Columbano, Crisógono e Porciano.

André e companheiros eram cristãos convertidos no século 16 pelos missionários dominicanos que começaram a difundir o Evangelho no Vietnã. Acusados de estarem introduzindo no país uma religião estranha, foram martirizados. O papa João Paulo 2º os canonizou em 1988.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;