Memória Titulo Químicos
E os Químicos vão para a Lino Jardim
Ademir Medici
19/09/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


 O Sindicato dos Químicos do ABC não está mais na Rua Lino Jardim. Mudou para o Centro de Santo André. Não deu tempo de celebrar os 40 anos da casa na Vila Bastos.

Pois foi em 18 de setembro de 1976 que o governador do Estado compareceu a Santo André para inaugurar o prédio dos Químicos na Rua Lino Jardim. Paulo Egydio Martins hasteou a Bandeira Nacional, cortou a fita ao lado do presidente Jaime Camara Cajueiro e discursou no auditório, que pelos anos seguintes viveria todas as jornadas da categoria química, até bem recentemente.

O Diário cobriu a inauguração. Mas não publicou nenhuma foto, já que a visita do governador, iniciada de manhã, durou o dia todo e outras fotos foram feitas em São Bernardo, São Caetano e Mauá.

A visita aos Químicos foi no fim da tarde. E as fotos ali tiradas por Ricardo Hernandes aguardaram outra oportunidade para serem expostas – esperaram quatro décadas para saírem aqui em Memória.

Mas na cobertura de 1976, o Diário dedicou um bom espaço para falar da inauguração da nova sede dos Químicos. Escreveu o jornal:

Visivelmente emocionado, o presidente do sindicato, Jaime Cajueiro, fez um breve histórico da entidade que a duras penas iniciou-se em 1938.

Hoje, com um prédio de quatro andares, com quase 2.000 m² de área construída, o sindicato tem condições de oferecer a seus associados uma assistência médica, social, educacional e jurídica mais ampliada.

Na inauguração houve também discursos do prefeito Antonio Pezzolo, do delegado do Trabalho em São Paulo, Vinicius Ferraz Torres, e do presidente da Federação dos Químicos, Alcyr Nogueira. E o movimento sindical do Grande ABC ganhava um novo cenário.

 

 

Diário há 30 anos...
Sexta-feira, 19 de setembro de 1986 – ano 29, edição 6242

Manchete – Anteprojeto da Constituição não irá ao Congresso

Santo André – Projeto do prefeito Newton Brandão cria o Departamento de Informática da Prefeitura.

Loteria – Sorteio da Loto na Praça do Carmo, em Santo André, pelo concurso 355. Números sorteados: 01, 10, 37, 50 e 59. Onze foram os acertadores.

 

Em 19 de setembro de...
1631 – Capitão Duarte Machado faz a doação das terras do Tijucuçu à Ordem de São Bento. É a primeira doação que levará à formação das Fazendas de São Caetano do Tijucuçu e de São Bernardo, mais tarde desdobrando-se da segunda a Fazenda de Jurubatuba. Fonte: professor José de Souza Martins.

1976 – ‘Do imigrante ao móvel, do automóvel ao turismo industrial’: slogan adotado pelo município de São Bernardo para promover a sua economia.

1981 – Posseiros realizam vigília em Taquacetuba, no Distrito de Riacho Grande, em São Bernardo, em defesa da terra ocupada.


Hoje
Dia do Ortopedista

 

Santos do Dia
Januário (Gennaro) e companheiros – os santos Sósio, Próculo, Festo, Desidério, Eutíquio e Acúrcio – foram martirizados em Pozzuoli, Itália, no ano 305, em perseguição à Igreja. Januário era bispo de Benevento, cidade situada a 70 quilômetros de Nápoles.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR.

 

Constancia

Afonso de Orozco

 

Municípios Paulistas
Guararema, na Grande São Paulo. Elevado a município em 19 de setembro de 1899, quando se separa de Mogi das Cruzes. Nasceu núcleo logo que a população paulistana iniciou dispersão rumo às matas, no século 16. Guararema, em tupi-guarani, significa Pau D’Alho.

 

Municípios Brasileiros
Celebram seus aniversários neste dia 19 de setembro:

No Pará, Acará.

Em Alagoas, Cacimbinhas.

Em Minas Gerais, Conselheiro Lafaiete, Estrela do Sul, Oliveira e Raul Soares.

No Rio Grande do Sul, Dois Irmãos.

Em Santa Catarina, Ermo.

Na Bahia, Euclides da Cunha, Ibipeba e Ribeira do Pombal.

No Espírito Santo, Guarapari.

Na Paraíba, Mari.

No Mato Grosso, Sapezal.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;