Esportes Titulo
Brasil 'ganha' cinco bicampeões olímpicos em Atenas
Alexandre Costa
Do Diário OnLine
29/08/2004 | 10:31
Compartilhar notícia


Maurício comemora bicampeonato olímpico O Brasil nunca foi uma potência em Jogos Olímpicos, mas o desempenho da delegação em Atenas fez subir de forma espetacular o número de bicampeões do país. Até esta edição das Olimpíadas, o único brasileiro com a honra de ter duas medalhas de ouro era Adhemar Ferreira da Silva, campeão no salto triplo em Helsinque-1952 e Melbourne-1956. Agora, temas mais cinco: Robert Scheidt, Torben Grael e Marcelo Ferreira, da vela, e os jogadores de vôlei Giovane e Maurício.

O primeiro ouro do velejador Robert Scheidt na classe Laser foi conquistado em Atlanta-1996. Ele não conseguiu repetir o desempenho em Sydney-2000, onde ficou com a prata, mas chegou com grande favoritismo na Grécia e não decepcionou.

A dupla Torben Grael e Marcelo Ferreira, da classe Star, também chegou a Atenas com a expectativa de levar o ouro. Torben ainda teve a motivação extra de ser o porta-bandeiras do Brasil na cerimônia de abertura dos Jogos. A superioridade dos brasileiros na competição foi tão grande que eles precisaram de apenas dez das 11 regatas para ficar com o título.

O feito de Torben foi ainda maior que o dos outros atletas do Brasil. Ele se tornou o maior campeão olímpico de nossa história, com dois ouros (o primeiro veio em Atlanta-1996, assim como para Scheidt), uma prata (Los Angeles-1984) e dois bronzes (Seul-1988 e Sydney-2000). Marcelo ganhou, além dos ouros, um bronze em Sydney em parceria com Torben.

Vôlei- Os dois bicampeões do vôlei não foram titulares em Atenas, mas contribuíram com a equipe do treinador Bernardinho quando chamados. A experiência do levantador Maurício, 36 anos, e do ponto Giovane, 34, foi outro fator importante para o grupo campeão nas quadras da Grécia.

Giovane e Maurício foram destaques na geração de ouro do vôlei brasileiro, que surpreendeu o mundo nos Jogos de Barcelona-1992 ao chegar na competição como figurante e sair dela como heróis. Os jovens comandados por José Roberto Guimarães trouxeram o primeiro ouro olímpico de um esporte coletivo do Brasil — o segundo veio apenas agora em Atenas, novamente com o vôlei masculino.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;