Economia Titulo Indicador
Setor de serviços vai pressionar preços no segundo trimestre
09/02/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Os reajustes em itens do grupo de serviços, que vem pressionando a inflação desde o início do ano passado, desaceleraram o ritmo de alta no fim de 2009, mas deverão acelerar novamente no segundo trimestre, segundo analistas. A expectativa é que as variações nesse grupo, que responde por cerca de 24% do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), aumentem. Mas os reajustes não deverão retornar aos patamares apurados entre abril e agosto, quando ficaram em torno de 7% no acumulado em 12 meses.

O analista da Tendências, Gian Barbosa, explica que a inflação dos serviços está desacelerando no indicador em 12 meses, mas a projeção da consultoria é que esse grupo tenha alta de 6,80% em 2010, ante variação de 6,36% no ano passado.

O chefe do departamento de economia da CNC (Confederação Nacional do Comércio), Carlos Thadeu de Freitas, também destaca a perda de ritmo nos reajustes desses itens (em janeiro, os serviços já tinham desacelerado o ritmo de alta para 6,32%), mas prevê que o grupo feche o ano com variação acumulada de 6,5%.

Na divulgação do IPCA de janeiro, a coordenadora de índices de preços do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Eulina Nunes dos Santos, destacou reajustes ocorridos em vários itens de serviços, como hotel (2,60%), médico (1,80%), seguro de veículos (1,63%), cabeleireiro (0,87%), conserto de automóvel (0,70%) e mão-de-obra para reparos (0,59%). Segundo ela, esses aumentos são uma indicação de que houve "um espalhamento" da inflação no mês.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;