Nacional Titulo Brasília
Violência e direitos humanos serão discutidos em seminário
22/06/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Como combater a violência sem violar os direitos humanos? Esse é o tema do VI Seminário Nacional de Psicologia e Direitos Humanos: nenhuma forma de violência vale a pena, aberto domingo e que encerra amanhã, em Brasília.

Três eixos norteiam as discussões: violências institucional e nos locais de isolamento, intolerância às diversidades culturais, sexuais e raciais e criminalização dos movimentos sociais. A conferência de abertura foi com o filósofo e sociólogo Edgar Morin, diretor emérito do CNRS (Centro Nacional de Investigação Científica da França).

Hoje, para falar de violência institucional e nos presídios, estarão entre os palestrantes a socióloga Julita Lemgruber, e a advogada Maria Amélia Teles, diretora da União de Mulheres de São Paulo, coordenadora do projeto Promotoras Legais Populares.

Amanhã, Gabriela Leite, socióloga, ex-prostituta, presidente da ONG DaVida e coordenadora da Daspu, grife criada com as prostitutas da região da Praça Tirandentes, no Rio de Janeiro, debaterá intolerância às diversidades culturais, sexuais e raciais.

O último debate será sobre criminalização dos direitos sociais, com a psicóloga Vera Vital Brasil, da equipe de assistência psicológica do Grupo Tortura Nunca Mais, entre outros.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;